Lembrando os 12 anos da morte de Chorão, a Câmara Municipal recebe a partir da próxima sexta-feira, 14 de março, uma exposição em homenagem ao músico. Um dos grandes nomes do rock nacional, Chorão morou em Santos e se consagrou como vocalista da banda Charlie Brown Jr.
A mostra apresentará uma seleção de 13 telas de grafite, inspiradas nas letras dos maiores sucessos do artista, que marcaram gerações com suas mensagens de resistência, amor e vivência urbana.
As obras foram criadas por grafiteiros que frequentam ou residem nas proximidades das Fábricas de Cultura, refletindo a profunda influência de Chorão na cena musical e cultural. A exposição estará disponível gratuitamente para visitação do público até o final do mês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
“Neste mês de março, completam-se 12 anos sem Chorão e achamos importante essa exposição estar em um local tão importante da nossa cidade”, disse Tatiana Bitencourt Pinho, subgerente de Promoção e Articulação da Fábrica de Cultura 4.0 de Santos,
Os grafiteiros autores das obras da mostra são: Negana -
_negana _, Preto TNA -
@pretotna, Mandi -
@mandirodrigo, Nino -
@ninografs1, Banguone -
@banguone, Mel Zabunov -
@mel.zabunov, Melancia -
@robsonmelancia, Kid -
@kid.1983, Paco -
@paco_fernando, Vinil Colante -
@vinilcolante, Xall -
@xallpado, Xand -
@xand_art_ e Rico
@rico.artes.
Quem foi Chorão
Chorão é o apelido e nome artístico de Alexandre Magno Abrão, que nasceu em São Paulo em 1970 e foi encontrado morto no dia 6 de março de 2013 em um apartamento na Zona Oeste da capital paulista, vítima de uma overdose de cocaína.
Com um histórico de dificuldades financeiras e familiares, ainda na adolescência ele mudou-se com os pais para Santos, onde fundou a banda Charlie Brown Jr. Chorão foi skatista,
rapper, compositor, cantor, empresário, roteirista e cineasta.
Torcedor fanático do Santos Futebol Clube, esteve presente em vários momentos especiais da agremiação. O clube e a cidade de Santos foram homenageados pelo artista com a
música “Caiçara”.
A pista do skatepark de Santos, no Novo Quebra-Mar, foi batizada em sua homenagem.
Sobre as Fábricas de Cultura
As Fábricas de Cultura são um Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, que oferece cursos e atividades artísticas gratuitos para adolescentes e jovens. O Programa gerencia 16 espaços em diferentes regiões do Estado.
A Fábrica de Cultura 4.0 Santos funciona no edifício histórico da Casa de Câmara Cadeia Velha, localizado na Praça dos Andradas e cedido pela Prefeitura.
A unidade santista segue o modelo 4.0, que conecta cultura, arte e tecnologia. No local são oferecidos os cursos de Programação de Drones, Robótica, Cultura Maker, Games, Programação, Teatro, Balé, Dança Contemporânea, Street Dance, Violino e Viola, Violão, Circo, Audiovisual, Artes Visuais e Capoeira. Também são realizadas atividades de difusão cultural, como espetáculos, palestras e exposições.