Erosão na Ponta da Praia pode contar com pesquisadores

Vereador quer a participação das universidades

Buscar uma solução definitiva para conter o "sumiço" da faixa de areia na Ponta da Praia é um dos desafios da Administração Municipal. A decisão exigirá estudos e avaliações de técnicos. Por isso, o vereador Sadao Nakai (PSDB) defende a criação de uma governança sobre o tema. O grupo que poderá atuar como um fórum permanente reuniria universidades e pesquisadores.

A ideia da governança é do oceanógrafo Fabrício Gandini, do Instituto Maramar. Foi proposta durante audiência pública realizada em abril, na Câmara, e que tratou da erosão na Ponta da Praia. Desde então, Sadao está articulando com a Prefeitura a criação do grupo.

A formalização da governança que irá se dedicar a apontar a melhor solução para mitigar as mudanças no perfil praial é uma das sugestões de Sadao Nakai ao Projeto de Lei 120/2015, que trata das diretrizes orçamentárias. A emenda ao texto foi apresentada a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara. Depois, será submetida ao plenário.

"Universidades da Baixada Santista e de outras regiões pesquisam as mudanças no perfil praial de Santos há muitos anos, podendo colaborar com a solução definitiva para a erosão, processo que acelerou bastante após o início da dragagem do canal do Porto", argumenta Sadao.

Em maio, Sadao reuniu na sala de situação do Paço Municipal representantes da Prefeitura e pesquisadores de universidades e institutos. Participaram do encontro, técnicos da Unisanta, Unimonte, Unifesp, e do Instituto Maramar.

"Com a criação da governança, teremos um diálogo constante entre pesquisadores, que têm as informações e dados, e administradores. O processo de erosão na Ponta da Praia não é algo simples, por isso a necessidade de buscar auxílio desses profissionais", explica Sadao.

Assessoria do vereador Sadao Nakai
imprensasadao@gmail.com