Equipamento facilitará atendimento na Ouvidoria

Lei determina acesso das pessoas com deficiência

Para facilitar a comunicação entre o poder público e pessoas com deficiência auditiva e de fala, o vereador Marcus De Rosis (PMDB) apresentou requerimento na sessão de segunda-feira (10 de março). A sugestão do parlamentar é a instalação de um sistema de atendimento telefônico na Ouvidoria da Prefeitura.

De Rosis enfatizou em sua justificativa a importância dos telefones para surdos (TS), afirmando que diversas empresas, entre elas Sky e Banco do Brasil, já contam com tal equipamento, atuando em setores como Serviço de Atendimento ao Cliente, Ouvidoria ou Fale Conosco.

“Ligado a computadores nas posições de atendimento, ao receber ligações de outro aparelho do mesmo tipo, os TS estabelecem comunicação por meio e mensagens de texto, uma vez que esses equipamentos dispõem de teclado alfanumérico”, explica o vereador.

Consumidor

Desde 2008, o Decreto 6523/2008, mais conhecido como Decreto do SAC, determina regras de atendimento aos clientes de empresas, entre elas a da acessibilidade, tornando obrigatório o acesso das pessoas com deficiência auditiva ou de fala SAC, em caráter preferencial, tendo para isso que possuir equipamento próprio.