Membros da comunidade japonesa de Santos e o vereador Sadao Nakai (PSDB) se reuniram em Brasília, nesta terça-feira (dia 5 de julho), com o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda e os deputados federais João Paulo Tavares Papa (PSDB) e Beto Mansur (PRB). O encontro teve como objetivo somar forças pela pautação e aprovação do Projeto de Lei 4476/1994, do ex-deputado, Koyu Iha.
A proposta prevê a devolução da titularidade do imóvel da Associação Japonesa de Santos à comunidade nipo-brasileira. O casarão na Rua Paraná adquirido com o apoio do governo japonês foi incorporado ao patrimônio do governo brasileiro após o fim da segunda guerra mundial.
"A luta pela recuperação de nossa história está ganhando força", afirma Sadao Nakai. A tramitação do projeto foi solicitada pelo vereador, em fevereiro, ao deputado Papa, que conseguiu assinaturas de outros parlamentares apoiando a proposta. Depois, em maio, uma reunião no Consulado Japonês, em São Paulo, apresentou o projeto ao cônsul-geral, Takahiro Nakamae.
Assessoria do vereador Sadao Nakai
imprensasadao@gmail.com
(13) 3211-4179