Distribuição de casos de COVID-19 agora pode ser consultado por bairro

Câmara de Santos cobra informações e Prefeitura cria sistema de acompanhamento

Câmara de Santos cobra informações e Prefeitura cria sistema de acompanhamento

Tão importante quanto o isolamento social e as medidas de higiene é a transparência das informações sobre a disseminação do coronavírus. Seja para esclarecer a população, seja para auxiliar na tomada de decisões para o enfrentamento da covid-19. Depois de a Câmara de Santos cobrar, agora a Prefeitura está divulgando o número de casos confirmados e de óbitos nos bairros da cidade. As informações estão disponíveis no www.santos.sp.gov.br/saude/dadoscoronavirus.

Uma das solicitações aprovadas na Câmara era justamente a necessidade de o Poder Executivo mostrasse a distribuição da doença por bairros da cidade. Neste momento, o bairro do Boqueirão é o que tem o maior número de casos registrados: já são 50 confirmados, com 3 óbitos. Em seguida vem o Gonzaga, com 31 casos confirmados. Depois a Aparecida, com 28 casos e 2 óbitos.

O pedido da Câmara aconteceu por meio de um requerimento aprovado no plenário do Legislativo Santista, de autoria do vereador Sadao Nakai (PSDB). O documento insistiu no fato de que a Prefeitura deve tornar acessível todos os dados da pandemia para a sociedade.

Leitos

Outro dado que foi cobrado no requerimento de Sadao era a taxa de ocupação de leitos de enfermaria e de UTI dos hospitais públicos e privados. O objetivo é saber quantos leitos a cidade tem e quantos estão ocupados. A Câmara cobrou para que a Prefeitura divulgue, diariamente, na sua página da internet, a taxa de ocupação de leitos, separando pacientes de covid-19 e de outras doenças.

“Esses dados são importantes para que a população e as autoridades tenham o cenário exato da doença. São essas informações que vão determinar protocolos e decisões. Dar transparência para esses dados também ajuda a população a absorver a responsabilidade que cada cidadão deve ter daqui pra frente”, argumenta Sadao.

Álbum de Fotos