O Programa Rede do Bem - convênio entre a Câmara Municipal de Santos e o Sebrae para aprimorar a gestão das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) - pode ser o piloto de uma futura extensão da iniciativa ao restante do Estado. A afirmação foi feita pelo gerente do Sebrae-SP na Baixada Santista, Marco Aurélio Rosas, durante a solenidade de assinatura do convênio, nesta segunda-feira, 18 de agosto
A cerimônia aconteceu no Auditório Vereadora Zeny de Sá Goulart, da Câmara, e contou também com a presença do presidente do legislativo santista, o vereador Adilson Junior (PP); da vice-presidente, a vereadora Renata Bravo (PSD). Logo após o evento, representantes das instituições inscritas assistiram à primeira aula do curso gratuito, sobre "Estratégias de mobilização de recursos para OSCs" (veja cronograma abaixo).
Adilson Junior lembrou que a partir do próximo ano os vereadores poderão dispor de um percentual maior do orçamento municipal para destinar às entidades sociais. O convênio com o Sebrae, por meio da Escola do Legislativo e da Cidadania, deve ajudar essas entidades a usar de forma mais eficiente os recursos e ampliar o impacto de suas atividades. "A profissionalização que buscamos em todas as áreas exige parcerias", disse o presidente da Câmara.
"Sabemos que o município de Santos tem entidades fortes, centenárias, mas sabemos também que existe um Terceiro Setor que pulsa, e que cada vez mais surgem novas entidades com novas possibilidades", afirmou a vereadora Renata Bravo. "A ideia da capacitação é fazer com que todas essas entidades estejam aptas e com possibilidades reais, com conhecimento e informação."
A demanda pelo curso superou o número de vagas disponíveis: mais de 30 instituições se inscreveram, garantindo representantes nas oito aulas presenciais que serão realizadas até o dia 3 de setembro. Foi preciso organizar uma lista de espera por novas vagas.