Com espera de 3 anos, restauro de bonde japonês fica para agosto

Equipamento, doado por Nagasaki, passa por reforma

Com espera de 3 anos, restauro de bonde japonês fica para agosto

Compartilhe!

Curtir
Depois de mais de três anos no pátio de manutenção da Prefeitura de Santos, o bonde prefixo 206, doado pela cidade japonesa de Nagasaki, pode enfim circular na Linha Turística do Bonde a partir de agosto. É o que prometeram o secretário de Turismo de Santos, Odair Gonzalez, e o técnico responsável pela restauração do equipamento na Companhia de Engenharia de Trânsito de Santos (CET-Santos), Marcos Rogério Nascimento.

A promessa é resultado de uma reunião pedida pelo vereador Sadao Nakai para falar sobre o equipamento. O bonde foi apresentado à população em fevereiro de 2016, mas o processo de doação dele é bem anterior, começou em 2012, quando o convênio de irmanação entre Nagasaki e Santos completou 40 anos. Naquele ano, o então prefeito da cidade japonesa, Tomihisa Taue, esteve em Santos e se comprometeu a doar o veículo. A doação foi formalizada dois anos depois, em outubro de 2014, pelo prefeito e o CEO da empresa Nagasaki Denki Kidou, Matsumoto Yoji.

Na ocasião Nakai, então presidente da Câmara, e o ex-secretário de Turismo Luiz Dias Guimarães, representando a cidade, receberam a chave de controle do bonde prefixo 206. Desde 2016 o veículo está no pátio criado na Secretaria de Turismo, no Valongo. É lá que o pessoal de restauração da CET/Santos tem trabalhado para devolver características originais dele.

Para o vereador, os esclarecimentos prestados por eles foram importantes. “Tivemos uma dimensão exata desse processo de adaptação do bonde. Não era tão simples quanto a gente esperava. A questão de adaptação já está superada. Tem orçamento e já está em andamento. A dificuldade tem sido o restauro de algumas peças e também a parte eletroeletrônica, porque o sistema é totalmente diferente. Era uma informação que a gente não tinha”, explica o parlamentar.

Tecnologia e cultura
Para concluir o restauro, a Prefeitura abriu mão de três licitações. Na primeira, estão previstos serviços como a troca dos eixos do bonde e o truck. Ela está em fase de elaboração de contrato. As outras duas, que fracassaram, devem ser refeitas e compreendem materiais de pintura e equipamento eletrônico auxiliar.

Para reformar o veículo, Nascimento conta que decidiu trocar os eixos do bonde 206. “Tivemos de encomendar quatro novos. Nesse processo, você precisa arrancar as rodas, usinar novamente. Demanda mais tempo mesmo. E o serviço atrasou quase um mês. Era para entregar em março, mas só será em abril”, contou o técnico da CET, durante a reunião com o vereador e o secretário de Turismo.

Outro obstáculo é a falta de material técnico sobre o equipamento. “Nos outros carros, fui para a Europa e consegui material. Na hora que você põe para funcionar, uma coisa simples no Japão é complicada para nós, aqui”, descreveu o funcionário da CET.

Ele está falando do sistema auxiliar do bonde 206. “A partida a gente sabe operar, porque é igual a tecnologia dos carros dos anos 1950. A questão da eletrônica embarcada, que é da década de 1990, essa a gente ainda não entendeu. De repente, posso descobrir o ‘pulo do gato’ em uma semana, assim que o truck estiver pronto”.

O vereador Sadao Nakai sugeriu que se faça um vídeo, com todos as dúvidas dos técnicos da CET, para que seja encaminhado ao pessoal responsável pela doação do equipamento. “Esse bonde era da operadora do sistema lá. Eles devem ter o manual dele. De repente, algum profissional da CET pode fazer o intercâmbio com o governo local. Esse convênio já existe”, completa o parlamentar.

Celebrando a história e a paz
A proposta combinada entre o técnico da CET, o secretário de Turismo e Sadao é de fazer a entrega do bonde em 9 de agosto, quando se celebra o Dia Municipal da Luta pelo Desarmamento Nuclear e Paz Mundial.

“Estava lendo a respeito, quando caiu a bomba em Nagasaki, a preocupação era colocar o sistema de bondes funcionando. As pessoas estavam queimadas, com fome, doentes, tinha que levar medicamento, alimento. Os bondes foram preservados após o ataque, era a solução de integração daquele momento. Ele teve um significado diante daquela bomba, porque ele foi um agente que conseguiu humanizar a mobilidade, dar a assistência”, descreve Marcos Rogério Nascimento, funcionário que esteve por trás do restauro dos bondes da linha turística.

A CET já tem trabalhado na adaptação do bonde para a captação de energia na via aérea. Ele vai usar o mesmo sistema dos trólebus que já operam na cidade. “Na semana que vem começamos a fazer os testes estáticos. Vou ligar o carro eletricamente. Pode ser que consiga descobrir o ‘gato’ que está acontecendo. Estamos vendo para comprar um inversor de frequência, para deixar ele mais estável”.

Cooperação antiga
A história de amizade entre santistas e japoneses começou há mais de 100 anos. Sadao Nakai participou de todas as etapas da doação do bonde, desde o início das conversas até a logística necessária para o transporte. “Ele é um presente para a nossa cidade. A gente vai acompanhar esse processo, para dar a explicação à população santista, que quer ver esse bonde circulando, e a população de Nagasaki”, finaliza Nakai.



Assessoria do vereador Sadao Nakai
Gustavo T. de Miranda
(13) 97407-2070
imprensasadao@gmail.com

Álbum de Fotos