Cidade ganha mais uma santista

De Rosis entrega título de Cidadã Santista à vereadora Cassandra

Compartilhe!

Curtir

Com o plenário Dr. Oswaldo de Rosis lotado, o líder do governo, vereador Marcus de Rosis, passou às mãos da vereadora petista, Cassandra Maroni Nunes, o título de cidadã santista, de acordo com o Decreto Legislativo nº 02/2011.

A solenidade aconteceu na noite da última sexta-feira, 21, e contou com a presença de inúmeras autoridades, além de muitos familiares e amigos da homenageada. Houve também a participação do Coral Municipal de Santos, que se apresentou cantando o Hino da Cidade, além de outras músicas, escolhidas pela vereadora.

Nascida em Birigui, interior de São Paulo, Cassandra Maroni Nunes é formada em Geologia pela Universidade de São Paulo – USP. Vereadora na Câmara Municipal de Santos por quatro mandatos consecutivos, Cassandra dedicou 22 de seus 55 anos de vida, à cidade de Santos.

Emocionada, Cassandra relembrou em discurso, sua ligação, desde a infância, com a cidade, enumerou alguns dos muitos momentos vividos durante sua trajetória no poder público e agradeceu ao vereador Marcus de Rosis pela entrega do título, enfatizando. “Santos ainda vai vê-lo ocupar a cadeira de Prefeito”. 

Leia na íntegra o discurso oficial do vereador Marcus de Rosis:
 
 "Senhoras e senhores aqui presentes. Boa noite a todos!

 No mapa, quase 600 km separam a cidade de Santos de Birigui, no interior do Estado de São Paulo. Mas essa distância fica pequena, ou praticamente não existe, no coração da nossa homenageada. Biriguense de nascimento e santista de coração, Cassandra Maroni Nunes escolheu a cidade de Santos para viver e dedicar 22 anos de sua vida, motivo que nos bastaria para entregar-lhe a condecoração que nos reune aqui hoje. Nascida em 21 de janeiro de 1956, Cassandra é a quarta herdeira dos sete filhos do médico Dr. Viriato – já falecido, e da professora de inglês, dona Hebe Maroni Nunes que, aos 86 anos, nos honra hoje com sua presença.

A história familiar de Cassandra inicia-se bem antes do encontro de seus pais, ainda na fundação da cidade de Birigui, já que foi seu avô paterno, o português Nicolau da Silva Nunes, natural da Freguesia de Moutamorta, Trás-os Montes, que em 1911 fundou o povoado de Birigui; casando-se anos depois com sua avó, a sra. Maria Dolores, de descendência espanhola. Já no lado materno, Cassandra tem descendência italiana, com a avó Esmeralda Milano Marone, primeira professora de Birigui e que hoje dá nome à um colégio estadual da cidade, casada com o sr. Francisco Marone.

Com a mãe autodidata, Cassandra cresceu aprendendo a língua inglesa. Ótima aluna, estudou sempre em escolas públicas: inicialmente no 1º Grupo Escolar da cidade, Escola Municipal Roberto Clark, passando à Escola Estadual Professor Stélio Machado Loureiro, onde permaneceu até metade do terceiro ano do Ensino Médio, antigo colegial. Com uma bolsa de estudos, cursou parte do Ensino Médio no Estado de Oregon, nos Estados Unidos, onde apaixonou-se pela prática de basquete e tornou-se ainda mais patriota, voltando ao Brasil apaixonada por sua pátria, durante o conturbado período da Ditadura Militar.

Sempre responsável, aos 10 anos já ajudava sua mãe a dar aulas de reforço de matemática e de inglês. Foi da mãe que, certamente, Cassandra herdou o dom da oratória, além da alegria e do respeito às diferenças, já que Dona Hebe sempre foi considerada uma mulher moderna, adiante de seu tempo. Do convívio com o pai, nossa homenageada herdou, entre outras coisas, o gosto pela leitura, já que Dr. Viriato tinha um dos mais respeitados acervos bibliográficos da cidade.

 A ligação de Cassandra com Santos iniciou-se ainda na infância, quando seu pai fazia questão de, anualmente, no mês de janeiro, alugar um apartamento na cidade, trazendo toda a família para passar as férias na praia. Naquela época, Cassandra mal podia imaginar que seu destino estava traçado e ligado para sempre com a cidade que, mais tarde, a acolheu e a escolheu por quatro vezes para ser representante do povo no poder Legislativo.

Foi entre os 16 e 17 anos que Cassandra escolheu a carreira que lhe traria de volta à nossa cidade: a Geologia. Em 1975, ingressou na Universidade de São Paulo (USP), quando entrou também de cabeça na vida acadêmica, no convívio com o ambiente estudantil e envolveu-se nas lutas estudantis pela anistia. Em 1980, Cassandra fez parte da diretoria da União Estadual dos Estudantes para Baixada Santista, momento que a trouxe de volta para Santos, já que os vínculos políticos criados durante esse período a fizeram retornar mais tarde, para trabalhar na cidade.

A vocação política de Cassandra está no sangue, pois sua avó e também seu pai foram figuras participativas na cidade de Birigui, atuando como vereadores na época dos Conselhos, ainda sem nenhuma ligação político partidária. Filiada ao Partido dos Trabalhadores, Cassandra participou da fundação de seu partido em nossa cidade e, em 1989, foi convidada a atuar no governo da então prefeita Telma de Souza, na luta pelo controle dos deslizamentos nos morros, tema de sua especialização no Instituto Geológico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Desenvolveu, durante oito anos, importante trabalho ambiental e também social nos morros da cidade, até hoje lembrando e tido como referência.

 A partir deste trabalho criou-se, em 1993, a  Administração Regional dos Morros, a qual Cassandra coordenou até 1996. Foi durante esse trabalho que decidiu candidatar à uma vaga na Câmara Municipal. Naquele mesmo ano, foi eleita com mais de quatro mil votos. Postulando seu segundo mandato, foi eleita em 2000, também com mais de quatro mil votos, prosseguindo assim nos anos de 2004 e 2008 estando, portanto, há 15 anos como vereadora no Legislativo Santista. 

Aos 55 anos e exercendo seu quarto mandato como vereadora na Câmara Municipal de Santos, Cassandra Maroni Nunes tem trabalhado incansavelmente pela nossa cidade, defendendo suas opiniões e visões ideológicas e político-partidárias junto ao poder Legislativo.

Nossas diferenças partidárias não me impedem de enxergar em Cassandra uma mulher de fibra e, acima de tudo, uma grande figura política, que há 15 anos vem dando imensa, competente e significativa contribuição nas discussões das questões relacionadas as melhorias da vida do povo santista, fato que a faz,  merecidamente, ser uma santista de alma e de coração.

E é por tudo isso, que com imensa honra e grande emoção, que passo agora às mãos da vereadora Cassandra Maroni Nunes, o título que a faz, a partir de agora, uma legítima CIDADÃ SANTISTA!"

Lucinaira Souza Andrea
Assessora de Imprensa
Gabinete do Vereador Marcus de Rosis (PMDB)
Tel: 13 3219-6406/ 13 9776-9995
Msn:
lucinaira@hotmail.com
www.marcusderosis.com.br
www.camarasantos.sp.gov