CEV visita base da Dersa

Vereadores buscam soluções para a travessia

O estaleiro e o Centro de Controle Operacional da Dersa foram alvo de vistoria da Comissão Especial de Vereadores (CEV) criada para buscar soluções para os impactos provocados pela travessia de balsas. O grupo liderado pelo vereador Sadao Nakai esteve nesta segunda-feira (17/12) na base da empresa instalada no Guarujá, acompanhado pelo diretor de operações Eduardo de Gregório.

A travessia Santos-Guarujá é considerada a maior do mundo, com média diária de 23 mil veículos. Gregório explicou aos vereadores detalhes da operação e mostrou o trabalho de manutenção e de recuperação de peças das embarcações que é realizado no estaleiro. Também falou do planejamento para a troca dos motores das balsas para melhorar o serviço.

Presidente da CEV, Sadao entende que com as balsas funcionando em condições adequadas, a ampliação do espaço da Dersa destinado aos veículos que aguardam para embarcar e a organização do embarque prioritário, os impactos no viário da Ponta da Praia tendem a diminuir.

"O que não pode acontecer é a fila da balsa ocupar cada vez mais o espaço da cidade", defende Sadao. Desde o dia 5 de novembro, o trecho da Avenida Almirante Saldanha da Gama, a partir do Canal 7, ficou exclusivo para os veículos com destino à travessia. A alteração obriga os demais carros, motos, caminhões e ônibus entrarem no canal 7 e, em seguida, na Avenida Rei Alberto I. A fila de embarque prioritário também ficou nesta via. "Sobrecarregar a Avenida Rei Alberto I interfere na rotina da Ponta da Praia", argumenta.

CEV e Frente Parlamentar

Participaram da visita na sede de operações da Dersa, os vereadores Audrey Kleys, Fabricio Cardoso, Sergio Santana e Zequinha Teixeira. Também integram o grupo Adilson Jr e Antonio Carlos Banha Joaquim.

A CEV solicitou à Dersa a última pesquisa de satisfação dos usuários das travessias litorâneas do Estado e os dados apresentados na Câmara de Santos, no dia 13/12, durante o lançamento da Frente Parlamentar de Regulamentação do Transporte Hidroviário por meio do Serviço de Travessia de Balsas do Estado de São Paulo. O grupo foi criado pelo deputado Paulo Corrêa Jr, que teve aprovado na Assembleia Legislativa projeto de lei que obriga o Poder Executivo a regulamentar os meios de acesso ao serviço de travessia de balsas.

Assessoria do vereador Sadao Nakai
Andrea Rifer