CEV realiza audiência pública sobre os terminais de grãos

Debate será no dia 23 de novembro, às 19 horas

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata do Corredor de Exportação do Porto vai realizar na próxima quarta-feira (dia 23 de novembro), às 19 horas, audiência pública na Câmara de Santos. Na ocasião serão destacados os impactos causados pela movimentação de grãos e as soluções planejadas para diminuir a emissão de particulados e o mau cheiro.

Foram convidados para o debate representantes da Codesp, da Cetesb, do Ministério Público, da Prefeitura, e dos terminais que integram o Corredor de Exportação.

A audiência pública é mais uma etapa do trabalho de acompanhamento e fiscalização realizado pelos vereadores. Antes, os parlamentares visitaram o terminal da Caramuru (no dia 18 de outubro), da ADM (em 21 de outubro) e o Terminal Exportador de Santos (em 8 de novembro).

De acordo com o presidente da CEV, vereador Sadao Nakai (PSDB), na audiência pública será apresentado um resumo do trabalho da comissão. "Também será uma oportunidade para que os representantes dos terminais falem dos projetos de modernização, e para que a Cesteb atualize as informações sobre as novas regras para o licenciamento das operações".

Após a audiência, a comissão vai produzir um relatório. "E na próxima legislatura vamos continuar acompanhando e cobrando dos terminais as ações necessárias para acabar com os impactos gerados pela atividade."

Além de Sadao, integram a comissão os vereadores Adilson dos Santos Junior (PTB), Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB), Benedito Furtado (PSB), Douglas Gonçalves (DEM), Zequinha Teixeira (PSD), Marcelo Del Bosco (PPS), Murilo Barletta (PR) e Sérgio Santana (PR).

Histórico

Cerca de 160 mil moradores dos bairros da Ponta da Praia, Estuário, Macuco, Aparecida, Embaré e Boqueirão são afetados pela atividade realizada nos terminais de grãos do Corredor de Exportação. Desde 2011 Sadao Nakai cobra melhorias na operação. O vereador apresentou representação no Ministério Público, entregou à Cetesb abaixo-assinado com mais de 2 mil adesões, realizou audiências públicas na Câmara, e teve aprovado projeto que originou a Lei Complementar 817/2013, para punir empresas poluidoras.

Assessoria do vereador Sadao Nakai
Andrea Rifer