CEV fiscaliza operação em terminal de grãos do Porto

Em novembro Câmara vai realizar audiência pública sobre o tema

Compartilhe!

3 curtiram
A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata do Corredor de Exportação do Porto de Santos esteve na Caramuru na terça-feira (dia 18 de outubro). O grupo conheceu as medidas implantadas para mitigar os impactos gerados pela movimentação de grãos no terminal instalado na Ponta da Praia. 
 
Liderada pelo vereador Sadao Nakai (PSDB), a comissão passou pelo túnel do armazém, pelo armazém, pelo poço do elevador, pelas moegas rodoviária e ferroviária e pela sala de controle. 
 
A ação integra nova etapa do trabalho realizado pela CEV. Em fevereiro, uma audiência pública na Câmara com a participação de representantes de dois terminais do Corredor de Exportação destacou os projetos de ampliação e de modernização previstos após os novos contratos de arrendamento. Também as adequações que a Cetesb está exigindo para liberar o licenciamento ambiental das instalações. Isso porque, com o Decreto Federal 8.437/2015 a emissão da licença deixou de ser responsabilidade do Ibama e passou para o órgão estadual.
 
Na ocasião da audiência pública foram sugeridas medidas, em especial de higiene, que poderiam ser aplicadas rapidamente e que contribuiriam para diminuir o odor e a poluição. A limpeza frequente dos túneis dos armazéns e dos poços dos elevadores, cuidados com o material recolhido, destinação correta dos detritos e a utilização de caminhão hidrovácuo foram algumas das demandas apontadas. 
 
Para diminuir a emissão de particulados o terminal adotou sistema de aspersão de óleo, vaporizador de água nas moegas, filtros nas linhas de transferência, e isolamento da plataforma dos caminhões. As esteiras também foram cobertas. Enquanto um shiploader moderno não é adquirido, os utilizados pela empresa foram adaptados, diminuindo a capacidade de embarque e levantando menos poeira.
 
Para a limpeza, o terminal utiliza caminhão hidrovácuo, trator com varredeira e outros equipamentos. A água usada para a lavagem e o resíduo recolhido têm destinação comprovada e certificada, de acordo com os técnicos da Caramuru.
 
Apesar dos avanços, Sadao entende que "somente a modernização desse terminal e dos outros dois que integram o Corredor de Exportação será capaz de resolver definitivamente os problemas. Por isso, vamos continuar acompanhando e cobrando as ações projetadas". No dia 16 de novembro, às 19 horas, uma nova audiência pública será realizada na Câmara.
 
Histórico
Cerca de 160 mil moradores dos bairros Ponta da Praia, Macuco, Estuário, Aparecida, Embaré e Boqueirão são impactados pelo material particulado gerado na movimentação de grãos. Por isso, desde 2011, Sadao Nakai cobra melhorias na operação realizada no Corredor de Exportação. O vereador apresentou representação no Ministério Público, entregou à Cetesb abaixo-assinado com mais de 2 mil adesões, realizou audiências públicas na Câmara, e teve aprovado projeto que originou a Lei Complementar 817/2013, para punir empresas poluidoras. 
 
Além de Sadao, integram a comissão os vereadores Adilson dos Santos Junior (PTB), Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB), Benedito Furtado (PSB), Douglas Gonçalves (DEM), Zequinha Teixeira (PSD), Marcelo Del Bosco (PPS), Murilo Barletta (PR) e Sérgio Santana (PR). 
 
 Assessoria do vereador Sadao Nakai
Andrea Rifer
imprensasadao@gmail.com
(13) 3211-4179 / 99172-1291