CEV do Corredor de Exportação recomenda fiscalização nos terminais

Relatório que será encaminhado ao MP e à Prefeitura sugere publicação de informações

O relatório final da Comissão Especial de Vereadores (CEV) sobre o Corredor de Exportação do Porto de Santos será encaminhado ao Ministério Público e à Prefeitura. O grupo realizou a última audiência pública sobre o tema e agora prepara o documento que será submetido ao plenário da Câmara.

No relatório, a Comissão apontará que a qualidade do ar melhorou quando comparados os índices de 2013 e 2016 registrados pela estação de monitoramento da Cetesb instalada na Ponta da Praia. Apesar dos avanços, recomendará fiscalização constante nos terminais, alertando para as obras de modernização que só serão concluídas em cerca de 4 anos.

Os problemas causados pela atividade dos terminais do Corredor de Exportação prejudicam os moradores dos bairros da Ponta da Praia, Estuário, Macuco, Aparecida, Embaré e Boqueirão. Mau cheiro e excesso de poeira são as principais reclamações.

No documento também será apontada a necessidade de acompanhar os dados do monitoramento da qualidade do ar e do embarque de produtos e navios atracados no Porto. Para facilitar a fiscalização pelas autoridades e o acompanhamento pela população, a Comissão vai sugerir que essas informações sejam reunidas e publicadas no site da Prefeitura.

De acordo com o vereador Sadao Nakai (PSDB), que preside a CEV, o objetivo da Câmara sempre foi o de ajudar na solução dos problemas. "A concentração de partículas inaláveis prejudica a qualidade do ar e a saúde dos moradores dos bairros próximos aos terminais. O que importa para a população é a sua qualidade de vida e que a atividade portuária seja pujante. Por isso, nossa função não é criar brigas ou impedimentos e sim ajudar na mediação dos conflitos e defender o cumprimento das leis", explica.

Além de Sadao, integram a comissão os vereadores Adilson dos Santos Junior (PTB), Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB), Benedito Furtado (PSB), Douglas Gonçalves (DEM), Zequinha Teixeira (PSD), Marcelo Del Bosco (PPS), Murilo Barletta (PR) e Sérgio Santana (PR).

Visitas

Antes da audiência pública, os vereadores visitaram os três terminais do Corredor de Exportação. No dia 18 de outubro, o grupo verificou as medidas adotadas pela Caramuru para mitigar os impactos gerados pela movimentação de grãos, como o sistema de aspersão de óleo, vaporizador de água nas moegas e isolamento das plataformas.

Em 21 de outubro os vereadores conhecerem as obras de modernização e ampliação da ADM. A construção do novo armazém e a instalação do novo shiploader serão concluídas na primeira fase da reforma. O terminal ficará pronto em 2019.

Por último, em 8 de novembro, a comissão conheceu o lote do Terminal Exportador de Santos. As obras de ampliação e modernização só serão iniciadas em 2017 e devem ser concluídas em 4 anos. O projeto prevê a demolição do armazém 38 e a construção de 16 silos. Na audiência pública realizada na Câmara no dia 23 de novembro, o projeto do TES foi apresentado.

Assessoria do vereador Sadao Nakai
Andrea Rifer