Centro deve ser ponto de eventos frequentes

Cultura, esporte e religião podem ocupar praças e ruas

Curtir
Além de novos eventos culturais, esporte e religião também podem ocupar praças e ruas do Centro. A ideia é que o local tenha atividades frequentes. Estas foram algumas possibilidades apontadas na audiência pública realizada pelo vereador Sadao Nakai (PSDB), para debater a criação de um calendário de atividades para o bairro. O objetivo é tornar a região mais atraente e movimentar o comércio local, inclusive nos finais de semana.

O debate realizado na Câmara de Santos com a participação de comerciantes do Centro resultou na elaboração de 10 requerimentos que serão apresentados na próxima semana. Nos documentos, o vereador Sadao Nakai solicita informações à Prefeitura e faz algumas sugestões. Por exemplo, a realização de eventos ecumênicos e esportivos no bairro, a demarcação, por meio de comunicação visual, do perímetro do Centro histórico, e a criação de um desconto na tarifa do bonde turístico vinculado ao ingresso do Aquário e do Orquidário. Neste caso, o objetivo é incentivar os visitantes de equipamentos turísticos públicos que ficam em outras regiões da cidade a frequentarem também o Centro.

"Nosso objetivo é auxiliar a Administração Municipal a estabelecer uma programação frequente no Centro e facilitar a comunicação com os comerciantes", explicou Sadao. Isso porque, de acordo com os proprietários de estabelecimentos que participaram da audiência, a falta de diálogo na decisão sobre eventos e equipamentos tem prejudicado o planejamento deles.

Uma das críticas foi a mudança de eventos da Praça Mauá para outros pontos, como no caso do Dia de Portugal. A festa que sempre foi na praça, mas que em 2015 precisou ser transferida porque o local estava em obras, neste ano, mesmo com a reforma concluída, será realizada no Valongo. "Quantos restaurantes nós temos no Valongo? Estão acabando com algo que foi construído", criticou Mauro Liguori, proprietário de um restaurante. Outra reclamação foi a mudança do ponto de embarque do bonde turístico.

Também proprietário de um restaurante, Victor Diniz, destacou que é preciso melhorar a comunicação do poder público com os comerciantes. Para isso, de acordo com o secretário de Turismo do município, Luiz Dias Guimarães, há na estrutura da pasta um setor dedicado ao Centro histórico. "Nossa função é promover o Centro e interagir com outros setores do governo e de fora do governo".

Também presente na audiência pública, Fábio Alexandre Nunes, secretário de Cultura de Santos, destacou o Centro histórico como "uma marca que precisa ser trabalhada", e concordou que é preciso atrair mais pessoas para o bairro.

Feira de artes, artesanato e antiguidades
Proposta defendida pelo vereador Sadao Nakai desde 2013, a realização de uma feira de artes, artesanato e antiguidades no Centro é uma das novidades já programadas pela Secretaria de Turismo e que deve começar nas próximas semanas. O evento será realizado aos sábados.

Assessoria do vereador Sadao Nakai
imprensasadao@gmail.com