A Câmara Municipal de Santos recebeu nesta segunda-feira, 14 de abril, o 1º Encontro Porto & Mar 2025, evento realizado pelo Grupo A Tribuna que reuniu diversas autoridades das três esferas de governo, além de empresários e representantes de entidades dos setores portuário e de logística.
Com uma palestra e dois painéis de discussão ao longo da tarde, o Encontro debateu a implantação do Terminal de Contêineres (Tecon) Santos 10, os acessos terrestres em Santos e Guarujá e as obras de mobilidade urbana e portuária que devem dar nova configuração ao porto santista, além de mudar sua relação com a cidade.
O Tecon Santos 10 será arrendado no Saboó e aumentará a movimentação de contêineres no Porto. Além do futuro Terminal, o evento na Câmara Municipal abordou empreendimentos planejados ou já iniciados, como a Nova Perimetral, a extensão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a transferência do Terminal de Passageiros para a região do Valongo, a nova alça de acesso ao Porto e o Túnel Santos-Guarujá.
“Nossa expectativa é que na primeira semana de agosto estejamos fazendo a licitação dessa obra, um investimento de R$ 6 bilhões”, disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (foto), referindo-se ao Túnel Santos-Guarujá. Ainda na segunda-feira, o ministro inaugurou a nova pista do Aeroporto de Guarujá. Ele também anunciou que será feita a concessão à iniciativa privada das obras de dragagem do Porto de Santos.
O prefeito de Santos, Rogério Santos, destacou que a licitação do futuro Terminal de Contêineres inclui a construção do novo Terminal de Passageiros na região do Valongo. Ele ressaltou ainda o caráter público desse empreendimento e afirmou que o Terminal de Passageiros representará oportunidades para pequenos e médios empresários. “Estamos falando em mais de R$ 20 bilhões de investimentos”, afirmou o prefeito, citando o conjunto de obras realizadas ou previstas na área portuária e no centro da cidade.
“Para nós é um prazer ceder o espaço da Câmara para um evento tão importante”, disse o presidente da Câmara, o vereador Adilson Júnior. “É uma alegria ter o ministro [Silvio], um municipalista, nesta Casa”, acrescentou.