Câmara realizará audiência pública sobre a Nova Ponta da Praia

Sadao reunirá autoridades para esclarecer dúvidas

Câmara realizará audiência pública sobre a Nova Ponta da Praia

O vereador Sadao Nakai vai comandar audiência pública sobre o Programa Nova Ponta da Praia, no dia 19 de fevereiro, às 19 horas, na Câmara de Santos. O objetivo é reunir autoridades e esclarecer dúvidas, em especial sobre os impactos que serão gerados no bairro com a construção de um centro de convenções e um novo Mercado de Peixe muito próximo de residências.

Sadao preside duas comissões especiais de vereadores: uma delas trata da travessia de balsas e do viário da Ponta da Praia, que pode ser ainda mais impactado com o novo empreendimento. A outra tem como foco leis de planejamento urbano, que são a base dos termos de compromisso firmados com o grupo empresarial que vai realizar e pagar as intervenções anunciadas para o bairro. Por isso, o parlamentar solicitou a realização da audiência pública pelas duas CEVs.

"Há muitos pontos que ainda precisam ser esclarecidos. Por exemplo não foi dada nenhuma explicação sobre a proposta da própria Prefeitura que chegou a assinar, em 2013, protocolo de intenções com o então Ministério da Pesca e Aquicultura para a gestão compartilhada do terminal pesqueiro. Na época a Secretaria de Desenvolvimento Urbano elaborou projeto para área do terminal que previa, entre outras melhorias, abrigar restaurantes, o Mercado e os permissionários da Rua do Peixe. Agora, sem justificativa, o local será usado para abrigar um centro de convenções", explica Sadao.

Outra preocupação de Sadao é com os impactos que o empreendimento pode causar. "Aquele trecho já tem atividades que sobrecarregam o viário do bairro, como o corredor de exportação e a travessia de balsas. E até agora não foi apresentado o Estudo de Impacto de Vizinhança referente ao centro de convenções, que é obrigatório por lei. Além disso, a proposta de construir o Mercado do Peixe próximo de residências está preocupando os moradores, principalmente os do Conjunto Nova Era."

Serviço

A audiência pública será realizada no auditório térreo da Câmara de Santos (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1) e transmitida pela TV, no canal 9 da Net, e pelo facebook e youtube do Legislativo.

Assessoria do vereador Sadao Nakai
Andrea Rifer