Câmara promove debate sobre o serviço de coleta seletiva

Um dos objetivos é inserir cooperativas no sistema

Curtir
Buscar formas de tornar o serviço de coleta seletiva e reciclagem mais eficiente e avaliar a possibilidade de inserir cooperativas de catadores no sistema. Estes são os dois principais objetivos da audiência pública que acontecerá na próxima terça-feira (dia 19 de maio), na Câmara de Santos. O debate, a partir das 19 horas, reunirá autoridades municipais e cooperativas, e será comandado pelo vereador Sadao Nakai (PSDB).

O parlamentar vem desde o ano passado promovendo diálogo entre a Prefeitura e representantes de cooperativas. Segundo Sadao, a ideia de realizar a audiência pública surgiu depois de avaliar alguns dados que demonstram que mesmo implantado há 25 anos – o serviço de coleta seletiva de Santos foi um dos primeiros do país e teve início em 1990 – "o resultado atual não é satisfatório", argumenta.

Além do volume coletado ainda ser considerado muito baixo (cerca de 450 toneladas mensais), há muita perda de material durante a triagem no galpão que fica na Alemoa. Este é outro ponto que o vereador destaca. "Para melhorar o resultado, a cidade chegou a planejar outros galpões. No entanto, continuamos com apenas um".

Outra ação que não saiu do papel foi a de implantar pontos de entrega voluntária no município. "O Plano Integrado de Saneamento Básico e o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos apontaram a instalação de cinco PEVs. O que não ocorreu até agora. Esses detalhes deixam claro que o modelo de operação precisa ser revisado. E nesta revisão, é preciso incluir as cooperativas. Além do benefício ao meio ambiente, um sistema mais eficiente resultará em geração de emprego e renda".

Assessoria do vereador Sadao Nakai
Andrea Rifer