Câmara homenageia profissionais de enfermagem

A Câmara de Santos promoverá, neste 19 de maio, Sessão Solene em homenagem ao Dia dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. A solenidade, prevista na Lei Municipal nº 3.265, de 12 de maio de 2016, ocorre no Plenário Dr. Oswaldo De Rosis, a partir das 19 horas. Na ocasião, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), Elaine Aparecida Leoni, fará a entrega do Ato de Outorga Prêmio Anna Nery 2023.

A outorga é uma tradição do SEESP, sendo celebrada também em outras câmaras municipais da região. O objetivo é homenagear e reconhecer os profissionais que se destacaram no processo de cuidar e pela dedicação e empenho em seus locais de trabalho. Neste ano, serão homenageados 23 profissionais que fizeram a diferença durante a pandemia da covid-19.

A homenagem é de iniciativa do vereador Ademir Pestana (PSDB), que pelo sexto ano fará o discurso de saudação. Gestor do Hospital Beneficência Portuguesa (HBP), Ademir Pestana disse que participar do evento ao longo dos anos é uma honra.  O vereador é autor do Projeto de Lei que oficializou o Dia do Aplauso, por meio da Lei Municipal 3.971/21.

Prêmio Ana Nery - Ana Néri (1814-1880) foi a pioneira da enfermagem no Brasil. Prestou serviços voluntários nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai. Nasceu em Vila da Cachoeira do Paraguaçu, Bahia, no dia 13 de dezembro de 1814. Casou-se aos 23 anos, ficou viúva aos 29 e criou sozinha três filhos. Dois tornaram-se médicos e um, militar.

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília (Creative Commons Attribution 2.0 Generic)

Álbum de Fotos