Câmara debate problemas causados pelo embarque de grãos

Poluição do ar e forte odor prejudicam mais de 160 mil moradores

Curtir
Quais os principais impactos gerados pelos terminais instalados no Corredor de Exportação do Porto? Que medidas serão tomadas para a solução dos conflitos? Quais ações as autoridades fiscalizadoras estão realizando? Que investimentos estão planejados para conter a poluição do ar? Estas e outras questões serão respondidas no dia 24 de fevereiro, durante audiência pública na Câmara de Santos. O debate, às 19 horas, no auditório vereadora Zeny de Sá Goulart, será conduzido pelo vereador Sadao Nakai (PSDB).

O parlamentar preside a Comissão Especial de Vereadores (CEV) para acompanhar, debater e propor medidas acerca das renovações dos arrendamentos do Corredor de Exportação do Porto de Santos. Desde 2011, Sadao Nakai cobra das autoridades fiscalizadoras ações para conter a poluição que atinge além da Ponta da Praia, os bairros Estuário, Macuco, Aparecida, Embaré e Boqueirão, prejudicando mais de 160 mil moradores.

Nos últimos anos, o vereador apresentou representação no Ministério Público, entregou abaixo-assinado com mais de 2 mil adesões ao presidente da Cetesb, Otavio Okano, realizou audiência pública na Câmara, e teve aprovado projeto que originou a Lei Complementar 817/2013, para punir empresas poluidoras.

A ideia de realizar nova audiência pública, segundo Sadao Nakai, tem o objetivo de atualizar as informações para a população. "Houve mudança na legislação federal, renovação de contrato de um dos terminais, novo arrendamento, e ações mais rígidas da Cetesb. Por isso, convidamos autoridades e representantes dos terminais para falar com os munícipes. Já teve terminal que anunciou investimentos em novas tecnologias para diminuir a poluição, mas são ações planejadas para longo prazo e sabemos que algumas medidas mais simples podem e devem ser tomadas imediatamente para diminuir os impactos".

Assessoria do vereador Sadao Nakai
Andrea Rifer