Câmara cobra informações sobre testes de Covid-19 de Santos

Legislativo quer entender os gastos municipais e a participação do Estado nesse tema

Foto: Divulgação PMS

De posse da informação de que a rede pública do Estado tem tido baixa procura para a realização de testes de Covid-19, ou seja, estava ociosa, a Câmara de Vereadores de Santos cobrou informações da Prefeitura de Santos quanto à contratação de laboratório particular para a realização dos exames. Em abril, quando o Estado ainda demorava muito para processar as amostras, o que gerava uma fila de exames, Santos contratou o Centro de Análise e Tipagem de Genômas Ltda, por R$ 3 milhões, para a realização de 20 mil testes.

O autor do requerimento, aprovado em sessão pelos vereadores, é Sadao Nakai (PSDB). De acordo com a última informação do Boletim Oficial da Cidade, Santos já realizou ao menos 19.090 desses testes. Além de cobrar informações sobre os exames - do tipo RT-PCR, Sadao quer saber se todas as amostras coletadas pela Prefeitura de Santos neste momento da pandemia são analisadas pela empresa contratada, e se a Prefeitura não utiliza mais os serviços da rede pública do Estado para realizar testes de Covid-19. Ele também questiona se, quando o total de exames contratados acabar, a Prefeitura vai contratar outros exames ou vai usar apenas a rede pública do Estado disponível. Nesta terça-feira (30), a Prefeitura divulgou que a partir desta semana volta a usar os testes do Estado.

Outro ponto levantado pelo requerimento é que, entre as obrigações da empresa contratada pelos exames estava apresentar os resultados deles em até 48 horas, contados da data do material coletado. “É preciso entender por qual motivo a confirmação de alguns óbitos pela doença continua demorando, às vezes por períodos de 10 dias”, pondera Sadao.

Sadao também quer entender se os kits que a Prefeitura vinha utilizando para coletar as amostras para análise eram apenas os enviados pela empresa e se a Prefeitura chegou a receber kits do Governo do Estado. “Quantos kits foram recebidos desde o início da pandemia e quantos foram usados até o momento? É importante termos essas informações”, diz.

Álbum de Fotos