Pias para lavar as mãos ajudarão no enfrentamento ao coronavírus
A Câmara de Santos vai destinar R$ 40 mil para a disponibilização de pias nas feiras livres da Cidade. As pias devem ser usadas para a higienização das mãos de feirantes e clientes, somando-se a diversas medidas de enfrentamento ao coronavírus.
Desde que foram baixados decretos restringindo as atividades no comércio local, feirantes têm pleiteado aperfeiçoar as restrições e impedir que elas agravem ainda mais a crise no segmento. No último sábado, a Prefeitura de Santos baixou um decreto determinando a redução de 50% do tamanho das barracas, com a implantação de uma fita de isolamento de um metro de distância do tabuleiro de mercadorias, para impor o distanciamento entre clientes e comerciantes.
Os feirantes também devem disponibilizar os meios adequados para a higienização das mãos dos clientes, manter constantemente limpas, com álcool gel, máquinas de cartão de crédito e débito. Funcionários e colaboradores devem trabalhar obrigatoriamente usando máscaras e luvas descartáveis.
O reforço financeiro para a medida acontece porque uma emenda do vereador Sadao Nakai (PSDB), que estava destinada a levar atletas santistas para a maratona de Shimonoseki, no Japão, foi alterada. “A emenda inicial era necessária, mas no cenário atual, totalmente adaptável à realidade”, argumenta Sadao.