Buzinas dos trens que circulam no Porto causam transtornos

Vereador cobra fiscalização para coibir abusos

Curtir
Controlar o barulho provocado pelas buzinas de trens, principalmente durante a madrugada. Este foi o principal objetivo dos requerimentos do vereador Sadao Nakai (PSDB), aprovados na Câmara de Santos na semana passada. O excesso de ruído das locomotivas que circulam no Porto tem causado transtornos, principalmente para os moradores dos bairros próximos ao cais.

Uma das propostas do vereador Sadao é a criação de lei federal que padronize os níveis de som emitidos pelas locomotivas em operação no território nacional, o que de acordo com a Codesp não existe. A ideia foi levada ao deputado federal João Paulo Tavares Papa (PSDB).
À Prefeitura, o parlamentar solicitou a realização de medições desses ruídos nas áreas próximas aos armazéns XII, XXIII e estação do Valongo, em períodos diurno e noturno.

Da Portofer, empresa responsável pelos serviços de operação e manutenção da malha ferroviária no Porto de Santos, Sadao Nakai cobra fiscalização pelo uso abusivo das buzinas de trens. No primeiro semestre, ele já havia cobrado ações da Codesp e da Prefeitura.

"Não há dúvidas sobre a importância do Porto para a economia da cidade e do país. No entanto, essas atividades geram alguns transtornos e conflitos. O que estamos buscando é a ordenação dessas atividades.", afirma Sadao.

Assessoria do vereador Sadao Nakai