Bustos famosos agonizam no Cemitério do Paquetá

Vereador pede conservação de obras artísticas

Poucos brasileiros conheceram tão bem uma obra de arte quanto Benedicto Calixto, um itanhaense que despontou em Santos, brindando a cidade e o Brasil com belos quadros, gravuras e pinturas. Porém, a estátua que repousa em cima do túmulo do artista plástico, no cemitério do Paquetá, nem de longe lembra uma obra deste ilustre cidadão, que tanto contribuiu para a cultura brasileira.

Além dele, outros bustos de personalidades de destaque no cenário santista, como Galeão Carvalhal e Vicente de Carvalho, também sofrem com a ação do tempo e a má conservação.

Diante deste cenário, o vereador Sadao Nakai apresentou requerimento pedindo informações e estudos visando a preservação destas obras. “Em São Paulo, grandes monumentos foram tombados e levados para as pinacotecas. Em Santos, há grandes obras e que precisam de um olhar mais especial”, afirma o parlamentar.

Daniel Nakajima - assessor de imprensa
Vereador Sadao Nakai (PSDB)
www.sadaonakai.com.br / sadaonakai@camarasantos.sp.gov.br
Tels: 3211-4126