Bonde japonês integra frota de Santos

Veículo fabricado em 1950 veio de Nagasaki

Curtir
A história de amizade entre santistas e japoneses, que começou há mais de 100 anos, vai ganhar mais um capítulo: a apresentação do bonde japonês doado para Santos. O veículo fabricado em 1950 e com capacidade para 34 pessoas veio de Nagasaki. A cerimônia será nesta terça-feira (dia 2 de fevereiro), às 11 horas, no Largo Marquês de Monte Alegre, s/nº, no Valongo.

O processo de doação do bonde japonês começou em 2012, data em que o convênio de irmanação entre Nagasaki e Santos completou 40 anos. Naquele ano, o prefeito da cidade japonesa, Tomihisa Taue, esteve em Santos e se comprometeu a doar o veículo. A doação foi formalizada dois anos depois, em outubro de 2014, pelo prefeito e o CEO da empresa Nagasaki Denki Kidou, Matsumoto Yoji. Na ocasião o vereador Sadao Nakai (PSDB), então presidente da Câmara, e o secretário de Turismo Luiz Dias Guimarães, representando a cidade, receberam a chave de controle do bonde prefixo 206.

"Além de ter participado de todas as etapas dessa ação, desde o início das conversas para doação até a logística necessária para o transporte do bonde, este presente que nossa cidade está ganhando veio do país dos meus avós. Por isso, esse momento me emociona muito. Ainda mais por ter tido a honra de representar Santos e receber em 2014 a chave do bonde. A partir de agora o veículo japonês vai integrar nossa frota de bondes e reforçar ainda mais a amizade entre esses dois povos".

Assessoria do vereador Sadao Nakai