Bonde japonês começará a circular neste semestre

Equipamento fabricado em 1950 veio de Nagasaki

Curtir
O bonde japonês doado para Santos receberá os ajustes necessários e ainda neste semestre começará a circular pelas ruas da cidade. O veículo que veio de Nagasaki foi fabricado em 1950, tem capacidade para 34 pessoas e integrará o Museu Vivo Internacional.
Avaliação inicial constatou que o bonde está em boas condições, o que deve facilitar as adaptações. A ideia é que no veículo sejam servidos e sushi e sashimi.

Na apresentação do bonde, na terça-feira (dia 2 de fevereiro), o vereador Sadao Nakai (PSDB) destacou o empenho para trazer o equipamento do Japão para Santos. "Foi um longo caminho, que começou em 2012 com a vinda a Santos do prefeito de Nagasaki, Tomihisa Taue, durante o governo do então prefeito João Paulo Tavares Papa. Caminho que foi concluído agora pelo prefeito Paulo Alexandre. Foi um trajeto planejado, mas difícil de realizar. Por isso, todos que participaram desse processo estão de parabéns".

Para Sadao Nakai o bonde japonês tem significados especiais: veio do país dos seus avós e reforça a história dos japoneses, que em Santos começou em 1908, ano em que o navio Kasato Maru chegou no Porto com os primeiros imigrantes daquele país.

Além disso, em outubro de 2014, quando era presidente da Câmara, Sadao Nakai representou Santos junto com o secretário de Turismo, Luiz Dias Guimarães e recebeu, em Nagasaki, a chave de controle do bonde prefixo 206.

Assessoria do vereador Sadao Nakai
imprensasadao@gmail.com