Bicicletas adaptadas utilizadas na coleta de material reciclável

Objetivo é substituir as carroças usadas pelos catadores

1 curtiu
O vereador Sadao Nakai (PSDB) sugeriu à Prefeitura de Santos que as carroças utilizadas pelos catadores de materiais recicláveis sejam substituídas por bicicletas adaptadas. O objetivo é dar mais agilidade ao trabalho e também colaborar com a mobilidade. A ideia foi encaminhada à Prefeitura por meio de requerimento aprovado pela Câmara.

Atualmente, 123 catadores cadastrados pela Secretaria de Assistência Social têm autorização para coletar material reciclável nas ruas de Santos. A atividade que colabora com a defesa do meio ambiente e gera renda a esses trabalhadores é disciplinada pela Lei Complementar 286/1997.

Perfil dos carrinheiros realizado pela Prefeitura em maio mostra que 93% são homens e 7% mulheres. A maioria (32%) tem de 50 a 59 anos.

Programa

Desde o começo do ano, Sadao vem defendendo a inserção dos catadores organizados em cooperativas no sistema de coleta seletiva, que existe desde 1990 e hoje atende toda a área insular. Vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, o serviço é realizado pela Prodesan, responsável pela coleta, transporte, separação, armazenagem e comercialização do material.

Para tratar da revisão do programa, Sadao Nakai organizou, em maio, audiência pública na Câmara. Na ocasião, o vereador destacou números do serviço: apesar de ter potencial para coletar 105 mil toneladas de lixo reciclável por ano, segundo dados dos Planos de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, o município recolhe e leva para o galpão de triagem da Alemoa apenas cerca de 5 mil toneladas anuais.

Assessoria do vereador Sadao Nakai
Andrea Rifer