Autonomia aos deficientes visuais no transporte público

Vereador quer projeto em Santos

Auxiliar os deficientes visuais a embarcar no transporte coletivo com total autonomia. Esse é o objetivo do projeto DPS2000, sistema de radiofrequência que já funciona em cidades como Limeira e Jaú, no Estado de São Paulo. Solicitando informações sobre a possibilidade de implantação do sistema em Santos, o vereador pemedebista Marcus De Rosis, apresentou o requerimento de nº 1947/2003, na sessão do último dia 23 de maio.

O sistema DPS2000 trabalha com dois aparelhos, um transmissor que fica de posse do deficiente visual e custa R$ 400 e um receptor no valor de R$ 1 mil, que deve ser instalado em todos os ônibus do transporte público. Nas três cidades em que o sistema está implantado, as prefeituras custearam tudo.

“Através de som, o transmissor emite as linhas e opções disponíveis e o deficiente visual vai controlando, por uma tecla móvel, qual opção escolher. Quando o usuário informa a linha, o receptor instalado no veículo recebe o sinal e avisa ao motorista que um deficiente visual está no próximo ponto e quando o ônibus para, um alto-falante instalado na porta de embarque avisa à pessoa que o ônibus já está no local”, explica De Rosis.

O dispositivo, desenvolvido na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ganhou, em dezembro de 2012, uma atualização que permite também o seu uso por cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, para solicitar embarque em ônibus com elevador.

“A cidade de Santos já demonstrou interesse no projeto e está entre as cotadas para receber tal sistema. Em 2011, uma comitiva da nossa cidade visitou a cidade de Jaú para ver de perto o funcionamento do mesmo”, relembra o vereador.

Assessoria de Imprensa do vereador Marcus De Rosis
Lucinaira Souza Andrea