Audiência pública destaca poluição

Debate na Câmara será nesta quarta-feira, dia 14, às 18h30, no auditório vereadora Zeny de Sá Goulart

Compartilhe!

Curtir
Debater os impactos causados pelo embarque de grãos no cais santista. É o que pretende o vereador Sadao Nakai (PSDB), que realiza audiência pública, na próxima quarta-feira, dia 14 de agosto, às 18h30. O debate acontece no auditório Zeny de Sá Goulart, na Câmara (Praça Tenente Mauro Batista Miranda, nº 01, andar térreo, Vila Nova, Santos).
 
Foram convidados para integrar a mesa de debates Élio Lopes dos Santos, secretário de Meio Ambiente de Guarujá, que fará exibição das ações realizadas na margem esquerda do Porto, Luciano Cascione, secretário de Meio Ambiente de Santos, Geraldo Frederico Rocha, chefe do escritório regional do Ibama de Santos, César Eduardo Padovan Valente, gerente da Cetesb, Renato Ferreira Barco, presidente da Codesp, José Eduardo Lopes, secretário de Assuntos Portuários e Marítimos de Santos e Daury de Paula Júnior, promotor de Justiça do Meio Ambiente e o Ministério Público Federal.
 
Histórico
Desde que assumiu a responsabilidade de representar a Cidade de Santos, Sadao vem batalhando para diminuir a poluição ambiental que atinge os bairros próximos ao cais santista, oriunda do embarque e desembarque de grãos. A dispersão deste componente produz mau cheiro e um pó branco que invade as residências, cobrem os carros e contamina o ar da Cidade. Sadao iniciou, em março de 2011, um abaixo-assinado coletando mais de 2 mil assinaturas pedindo providências junto aos órgãos competentes para tentar minimizar este problema. 
 
05/04/2011 – Representação no Ministério Público
O vereador Sadao Nakai protocolou representação no Ministério Público apontando a poluição ambiental que atinge os bairros da Ponta da Praia e do Estuário, próximos aos terminais 39 e 40, local de embarque e desembarque de granéis sólidos. O parlamentar esteve com o promotor de Meio Ambiente do Município Daury de Paula Júnior e entregou um CD com fotos e vídeos do estrago que os grãos provocam nestes bairros. 
 
09/08/2011 - Reunião com presidente da Cetesb, Otávio Okano e Daury (sede da Cetesb, SP)
Neste encontro, o Ministério Público de Santos ficou encarregado de convocar a Codesp e os operadores dos terminais 39 e 40, que utilizam o cais santista para embarcar grãos, pallets e farelo de soja, para avaliar, sugerir e criar diretrizes para amenizar a poluição ambiental ocorrida nos bairros da Ponta da Praia, Aparecida, Macuco e Estuário. O órgão público atuaria em conjunto com a Cetesb. 
 
21/08/2012 - Reunião com o promotor Daury, Codesp e Cetesb
Durante mais de 3 horas de reunião no Ministério Publico, o promotor fez encaminhamentos para melhorar o sistema de limpeza nas áreas de operação e solicitou levantamento de dados para estimar a capacidade de produção do terminal e estabelecer esse parâmetro para limitar a operação no local. 
 
19/06/2013 - Reunião com Otávio Okano
Sadao apresentou ao diretor da Cetesb, Otávio Okano, cinco reivindicações, entre elas, a revisão de legislação estadual para impor obrigações de licenciamento prévio para as operações de armazenamento e movimentação de granéis sólidos no Porto;  identificação e monitoramento das fontes poluidoras do ar no Porto de Santos; relatório anual do diagnóstico da qualidade do ar nos bairros próximos a movimentação de granéis sólidos no Porto de Santos; a análise e identificação das micropartículas inaláveis, MP10, captadas na Estação móvel – Santos Ponta da Praia; e, por fim, medidas de controle das fontes poluidoras do ar no Porto de Santos.
 
Assessoria do vereador Sadao Nakai
(13) 3211-4125
sadaonakai@camarasantos.sp.gov.br
sadao@sadaonakai.com.br
https://www.facebook.com/pages/Vereador-Sadao-Nakai-PSDB-Santos/203121459712984