Vereador questiona restrição de desconto para estudantes no VLT

Passe escolar só seria aceito em trajetos intermunicipais

A polêmica envolvendo a validade do desconto na tarifa para estudantes no Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) será questionada pelo vereador Adilson Junior (PTB) na próxima sessão da Câmara. O parlamentar vai cobrar explicações da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) sobre a denúncia publicada na edição desta terça-feira no Jornal A Tribuna. Com o título "VLT não é para todos os estudantes", a reportagem mostra que alunos foram impedidos de usar o passe escolar porque moram e estudam na mesma cidade.

“Um absurdo. Além de não proporcionar a integração com outros meios de transportes municipais, o VLT segrega, impede o uso de quem precisa. É muito desserviço. Não podemos admitir uma situação como essa na cidade", declarou Adilson Junior.

O vereador quer saber por que a EMTU não está cumprindo as resoluções STM 10, de 2003 e STM 43, de 2006, que reconhece o direito do transporte de estudantes  regularmente matriculados no trajeto das suas residências até as instituições de ensino, como apurou a reportagem. "Essa medida só prejudica nossos alunos que, se quiserem usar o VLT, terão que pagar a tarifa cheia de R$ 4,05, o que já é um absurdo para a distância percorrida", avaliou. Adilson vai questionar também a BR Mobilidade, gestora do serviço, que estaria orientando estudantes a utilizar os ônibus intermunicipais.

A integração e popularização do transporte público na região é uma luta antiga de Adilson. Ele é o autor do Projeto de Lei que cria o Bilhete Único de integração com modais como VLT, Bike Santos e transporte de passageiros na travessia entre Santos e Guarujá. Mas até o momento a iniciativa não foi colocada em prática.

Gabinete Adilson Junior