Vereador propõe segunda sem carne na merenda escolar

Indicação foi apresentada na Câmara Municipal

Compartilhe!

1 curtiu

Várias cidades do País, inclusive a capital paulista, aderiram à Campanha Segunda Sem Carne, lançada no Brasil em 2009 pela Sociedade Vegetariana Brasileira e que está em franca expansão nos últimos tempos. A iniciativa se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o consumo excessivo de carne causa à Saúde, como o aumento do risco de câncer e doenças do coração, ao Meio Ambiente e aos Animais.

Seguindo esta tendência, o vereador Benedito Furtado (PSB) sugeriu na Câmara,  por meio da Secretaria Municipal da Educação e com apoio de outras Secretarias, como Meio Ambiente e Saúde, que se implemente estudos visando incluir Santos na campanha nacional,  Segunda sem Carne na Merenda Escolar,  com o slogan: ¨pelas pessoas, pelos animais, pelo planeta”.

Conforme Indicação apresentada em Plenário pelo vereador, essa campanha há anos é desenvolvida nos Estados Unidos, na Austrália e  na Grá-Bretanha, cuja implantação foi liderada pelo ex-Beatle Paul MacCartney, em junho de 2009,  numa tentativa de ajudar a combater as mudanças climáticas. Em seu site McCartney argumenta : Designar um dia da semana no qual se deixa de consumir carne é uma mudança significativa que todos podem adotar e que vai ao cerne de várias questões importantes, políticas, ambientais e éticas, todas ao mesmo tempo¨.

Nos Estados Unidos a rede de restaurantes aderiu à campanha  2ª. Feira sem carne, sem problemas, e no Brasil, especialmente na Capital paulista há dezenas de  restaurantes  que alteraram o cardápio das segundas-feiras abolindo a carne e  criando  outras opções atraentes, o que pode ser conferido no Guia de Restaurantes, www.segundassssemcarne.com.br .

A campanha no Brasil vem ganhando impulso, inclusive  por meio da participação das crianças. Algumas cidades já estão implementando na rede municipal de ensino, mudança no cardápio reservando um dia da semana, no caso a segunda-feira, sem utilização de carne. Daí o nome da campanha  Segunda sem Carne na Merenda Escolar.

“O Município de Santos, que sempre se destacou por medidas inovadoras visando o bem estar da população e, mais recentemente, criando leis e serviços visando  o bem estar animal, não pode ficar fora dessa campanha, já que o princípio ¨menos carne¨ só traz benefícios para as pessoas, para o planeta e para os animais”, disse Furtado. 

O vereador defende que a proposta é que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, adote a ideia, o quanto antes,  levando as crianças a conhecer novos sabores, e mais que isso, motivando-as a  a debater  questões ambientais, saúde humana e respeito aos animais, com reflexões sobre como os animais são criados e abatidos para gerar comida.

A escolha da segunda-feira para tirar a carne do cardápio tem uma justificativa: os brasileiros frequentemente consomem mais carne durante o fim de semana. Na segunda-feira normalmente as pessoas estão mais propensas a comer alimentos mais leves. Pesquisas indicam que os restaurantes vegetarianos recebem mais clientes às segundas-feiras. A segunda-feira também é um dia de se iniciar coisas novas, como deixar de fumar ou começar um regime.

A Sociedade Vegetariana Brasileira adotou o slogam “ pelas pessoas, pelos animais, pelo planeta. Pelo planeta:  Para produzir carne para a população mundial é preciso criar bilhões de animais que consomem água, comida e recursos energéticos, demandam espaço, produzem grande quantidade de excrementos, contaminam os mananciais, causam erosão e geram poluição atmosférica. Para produzir cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 15 quilos de proteína vegetal (milho, soja e outros).

A Oxfam, uma das mais importantes organizações de combate à fome no mundo, tem recomendado a redução do consumo de carne como uma ferramenta importante para combater a fome no mundo e garantir  mais justiça alimentar para os 9 bilhões de pessoas previstas para 2050.

Criar animais para consumo significa muito mais emissões de gases do efeito estufa, mais água consumida e mais terra requerida, comparando-se com o plantio de cultivos alimentares. Ou seja comer menos carne ajuda a combater a fome.

Na argumentação pela Saúde das pessoas é citada pesquisa da Universidade Harvard (EUA) (estudo da Harvard School of Public Health) apontando  que o consumo de carne vermelha aumenta o risco de câncer e doenças cardiovasculares. O risco maior envolve o consumo regular de carne processada, que contém ingredientes associados a risco crescente de doenças crônicas, tais como ferro heme, gordura saturada, sódio, nitritos e certos carcinógenos formados durante o processo de preparo. Já uma alimentação centrada em vegetais favorece também a prevenção de doenças como hipertensão arterial, obesidade, diabetes e outras doenças crônicas. 

Os resultados da pesquisa também mostraram que a substituição de outras fontes de proteínas saudáveis, como nozes e leguminosas foi associado a menor risco de mortalidade. 

A vida dos animais também é importante para a campanha. Atualmente, são mortos cerca de 70 bilhões de animais terrestres por ano no mundo, com a justificativa de que precisamos nos alimentar. No entanto, o reino vegetal é plenamente capaz de fornecer alimentos saudáveis e sustentáveis.

Por essa razão a campanha Segunda Sem Carne é conduzida no Brasil pela Sociedade Vegetariana Brasileira, fundada em agosto de 2003, e que trabalha para que o vegetarianismo seja conhecido e aceito como uma oção alimentar benéfica para a saúde humana, dos animais e do planeta. A iniciativa é feita em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo. 

No Brasil já há bons exemplos. A Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou a Lei de Segunda Sem Carnes nas escolas Municipais. Em São Paulo/Capital, após dois anos de estudos, entrou em vigor em novembro último, um programa da Secretaria de Educação para introdução de refeições sem carne na merenda, a cada 15 dias.

O grande incentivador da iniciativa foi o vereador Roberto Tripoli (PV/SP), que presidia a Comissão de Estudos sobre Animais na Câmara Municipal. Cerca de 625 mil alunos da rede pública municipal já estão recebendo essas refeições com aprovação total das crianças. No primeiro dia com merenda vegetariana os alunos provaram e gostaram do escondidinho de soja à base de purê de batata e proteína texturizada de soja temperada.

No ano passado a campanha também foi lançada em Recife, Niterói, Curitiba e  Osasco. “Vamos nos empenhar para que Santos seja o próximo município a aderir à campanha”, disse Benedito Furtado. O objetivo do parlamentar é que haja alteração no cardápio de toda a rede de ensino municipal, proporcionando mais saúde às crianças, prevenindo doenças crônicas, e atenuando o enorme impacto ambiental da criação de animais para consumo, além de atenuar seu sofrimento.

 

Gabinete Vereador Benedito Furtado

Assessoria 3211.4133