Vereador cobra na Câmara, serviços de atendimento aos animais

Contratação de mais um veterinário é prioridade

Compartilhe!

1 curtiu

O atendimento feito pela Coordenadoria de Proteção à Vida Animal – Codevida – aos animais domésticos, especialmente de famílias carentes, tem crescido de forma acentuada nos últimos meses, motivando a chefia da unidade, a estabelecer um número mínimo de cinco médicos veterinários para que os serviços não entrem em colapso.

Durante a sessão da Câmara, o vereador Benedito Furtado (PSB), solicitou ao prefeito que informe quando ocorrerá a contratação do quinto profissional, visto que atualmente, quatro médicos realizam o atendimento.

Por meio de requerimento, o parlamentar justifica que de acordo com a rotina estabelecida pela Codevida, os médicos se dividem para dar  atendimento ambulatorial e cirúrgico na área continental e emergenciais em outros bairros, além de cumprem rotina na sede da unidade, durante oito horas diárias que incluem cirurgias de castração, entre outros procedimentos.

Furtado afirma que há meses a Codevida tem trabalhado com apenas quatro médicos veterinários, o que tem prejudicado tanto o atendimento interno como externo, sobretudo, porque em determinados meses existe a concessão de férias, assim como licenças inesperadas. Apesar de insistentes pedidos encaminhados ao Prefeito, até o momento não houve a contratação de mais um profissional.


Nova sede e Castramóvel

Na mesma sessão, o vereador quis saber da prefeitura, quando serão concluídas as obras da nova sede da Codevida (canis e gatis), no Jabaquara, previstas para setembro deste ano. E ainda cobrou do Prefeito Papa, o funcionamento do Castramóvel (ônibus adaptado, doado pela Piracicabana) que entraria em funcionamento este ano. O veículo foi um compromisso assumido pelo Prefeito, cujo projeto foi encaminhado ao Executivo pelo vereador Benedito Furtado. O veículo viabilizará atendimento médico veterinário e castrações nos bairros periféricos. 

Entre outros questionamentos levados ao plenário, Furtado também quer que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da  qual a Codevida está atrelada, informe quantas cirurgias de castração foram realizadas pela unidade nos últimos quatro anos. O parlamentar preside na Câmara a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata das políticas públicas aos animais.


Assessoria

Gabinete: Vereador Benedito Furtado

gabinete@beneditofurtado.com.br 3211.4133