Verba parlamentar para o Novembro Azul

Exames de PSA são foco de Ademir Pestana

Em Santos, o Outubro Rosa deu lugar ao Novembro Azul com o mesmo espírito de prevenção. A campanha visa alertar os homens sobre o câncer de próstata e entrou no calendário oficial da cidade, por meio da Lei Municipal nº 2.938/2013 de autoria do vereador e líder do Governo no legislativo, Ademir Pestana (PSDB). O vereador destinou verba parlamentar para a campanha que está sendo utilizada para os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico). A Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde deu início à campanha.

Os munícipes, com idade de 45 anos ou mais que forem até às unidades de saúde, poderão solicitar o exame de PSA mediante agendamento para a coleta na própria unidade. Caso o exame tenha o resultado alterado, o paciente será encaminhado para uma consulta com um médico clínico que o encaminhará para um urologista, se necessário.

A campanha ganha reforço com a distribuição de folders e cartazes sobre o câncer de próstata. A Pinacoteca Benedito Calixto e as palmeiras da Av. Ana Costa no trecho que compreende a praia e Praça das Bandeiras estarão iluminadas de azul. Como gestor do hospital Beneficência Portuguesa de Santos, Ademir Pestana afirma ter presenciado diversos casos que poderiam ser revertidos se detectados antes por meio de exames, como o PSA. Por ano, são diagnosticados cerca de 47 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com 5 mil homens de cinco capitais brasileiras, revela que 47% dos entrevistados nunca realizaram exames para detectar o câncer de próstata e 44% nunca foram a uma consulta com um urologista.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens (perde apenas para o câncer de pele). "O maior desafio é convencer o homem a vencer o medo, a vergonha e a falta de tempo. Infelizmente muitos ignoram o câncer de próstata. Prevenir é preciso", conclui Ademir.

Assessoria de Imprensa Gabinete Ademir Pestana - PSDB
Vereador e líder do Governo