Veículos adaptados para atendimento veterinário

Papa garante aquisição de Unidade Móvel já requisitada por Furtado, na Câmara

Compartilhe!

3 curtiram

 

Projetado por um médico veterinário do município de Mairique, interior de São Paulo, um ônibus adaptado para realizar castrações - CASTRAMÓVEL e um TRAILER CONSULTÓRIO, este da Fundação Alexandra Schlumberger, de Sorocaba, ficaram em exposição na manhã do dia 17/11/11 na Praça Mauá. A inciativa partiu da Coordenadoria de Proteção à Vida Animal ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman) da Prefeitura de Santos. O objetivo segundo a coordenadora do órgão, Leila Abreu foi colocá-los à visitação para que a comunidade, protetores, Ongs e o Poder Público conhecessem os benefícios de ambos veículos já reivindicados na Câmara pelo vereador Benedito Furtado (PSB) que preside a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata do bem estar animal em Santos.

 

No castramóvel, segundo o médico veterinário que o projetou, podem ser realizadas em média 120 castrações/dia em sistema de comodato com várias prefeituras do interior do estado. Já o trailer percorre os bairros carentes de Sorocaba realizando somente atendimento médico veterinário. “O trailer também vai às escolas, como forma de promover ações educativas visando sensibiliar os estudantes sobre a importância da defesa da vida animal”, disse Eliana Allegrette, presidente da fundação.

 

Até março do próximo ano, o trailer ficará à disposição da Coordenadoria de Proteção à Vida Animal para atendendimento médico veterinário nos bairros carentes da cidade, inclusive a área contiental. No consultório itinerante não estarão incluídas castrações, cujo procedimento vem sendo realizado na Coordenadoria, localizada na Zona Noroeste, onde são feitas 350 cerca de castrações/mês.

 

O prefeito João Paulo Tavares Papa que foi conferir de perto os veículos, ficou entusiasmado e assumiu o compromisso com o vereador Furtado em adquirir um ônibus ou trailer. “Temos condições para isso”, disse Papa afirmando ainda que Santos é um exemplo no que tange a defesa da causa animal e vem servindo de exemplo para outras cidades da região.

 

O vereador Benedito Furtado disse que a cidade tem se voltado para a defesa da causa animal e hoje pode ser considerada uma referência. “Uma unidade móvel é de extrema importância para as comunidades de baixa renda que não podem recorrer a uma clínica veterinária seja para atendimento médico veterinário ou cirurgia de castração”.