UPA da Zona Noroeste funcionará a partir de fevereiro

Vereador esteve no local conferindo os detalhes finais

A Unidade de Pronto Atendimento-UPA da Zona Noroeste estará disponível para a população no mês de fevereiro. Na tarde de ontem (22), o Secretário de Saúde do Município, Fábio Ferraz, esteve acompanhando as obras que estão perto do fim.

O vereador Benedito Furtado também esteve acompanhando os detalhes finais da unidade, ao lado do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Antonio da Silva, membros do conselho local de Saúde e de outras lideranças comunitárias. A UPA terá gestão compartilhada entre a Prefeitura e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina-SPDM.

O novo equipamento, que substituirá o PS da Zona Noroeste, está localizado na rua Bulcão Viana, esquina com a avenida Jovino de Melo. De acordo com a Prefeitura, o espaço contará com cerca de 165 funcionários, entre eles 49 médicos, e capacidade de atendimento de 16,6 mil consultas e 13,3 mil exames de diagnóstico por mês, numa média de 553 consultas e 440 exames por dia. A nova UPA aumentará em 23% a capacidade de atendimento médico naquela região da cidade.

Toda climatizada, a unidade de saúde terá equipamentos de raio-x, ultrassonografia e eletrocardiograma, e 20 leitos, sendo dois de observação pediátrica, 12 de observação de adultos, um individual de curta duração e cinco de emergência (semi-intensiva). e mais seis consultórios (dois pediátricos, três de clínica geral e um de ortopedia), brinquedoteca, salas de exames e processamento de dados, tudo distribuído num prédio de 1.530 metros quadrados, com dois pavimentos.

"Estarei acompanhando com olhos de lupa a manutenção deste equipamento e a gestão compartilhada, fruto de tantas críticas. Por enquanto, as instalações são muito satisfatórias", afirma Furtado.

Assessoria parlamentar vereador
Benedito Furtado