Turismo de um dia tem regras a cumprir

Curtir

Requerimento da Câmara Municipal de Santos defende a necessidade de mais rigor do turismo de um dia na cidade

A Câmara de Santos se manifestou para defender a necessidade de mais rigor na organização do turismo de um dia na cidade. Na última sessão ordinária do ano passado, o Legislativo aprovou Projeto de Lei Complementar do Executivo que dispõe sobre o turismo de um dia e cria o “Turismo Legal”. A Lei Complementar nº 1.146 foi publicada no Diário Oficial estabelecendo uma série de regras.

A coordenação do turismo de um dia, agora, está à cargo da SEECTUR. Os interessados têm que preencher um cadastro e será obrigatório quando o acesso à cidade for por meio de vans, micro-ônibus e similares. Cabe à Guarda Municipal fiscalizar o cumprimento da lei complementar.

Em requerimento recente, nº 6237/21 de 02/12, de autoria do vereador Ademir Pestana (PSDB). A propositura cobrou do Executivo informações quanto a fiscalização de vans que realizam esse tipo de turismo e um regramento com algumas ações, incluindo o pagamento de taxas.

Pandemia - No início de 2020, em meio a pandemia da Covid-19, o vereador Ademir Pestana manifestou preocupação com a quantidade de vans e similares que traziam os chamados turistas de um dia nos fins de semana nas praias de Santos. Por meio de requerimento nº 6487/2020 o parlamentar cobrou medidas de fiscalização a fim de conter contaminação do vírus.

A Prefeitura organizou uma operação que envolveu a Guarda Municipal (GCM), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Secretaria de Turismo e Polícia Militar. “Muitas vans vinham lotadas de pessoas e não havia um controle adequado”, lembra.

Álbum de Fotos