Durante a cerimônia, Furtado destacou que o município de Santos já firmou posição na luta pelo bem estar animal. “A cidade está integrada as inúmeras manifestações mundiais que teve como ponto de partida a cidade de Lyon na França”.
Presidida por Furtado, o vereador Marcelo Del Bosco fez o discurso de saudação. Ele também integra a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata das políticas públicas de defesa da vida animal na Câmara, na qual Furtado preside. Em seu discurso, Del Bosco fez menção ao trabalho sério das ONGs de Proteção à Vida Animal e se referiu a protetora Marcia Lenah, presidente da Mapan, como um exemplo de luta incansável pela causa animal.
Compareceram à solenidade os Secretários Municipais de Meio Ambiente, Fábio Nunes, de Saúde, Lígia Lyra e o de Defesa da Cidadania, Paulo Murat Filho, além do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Francisco Cavalcanti. Ongs que defendem a causa animal também se fizeram presentes. A solenidade contou com a musicalidade da cantora Marcela Lobbo.