Os 500 anos da Reforma Protestante foi o tema da Sessão Solene que aconteceu na quinta-feira (31/10), na Câmara Municipal de Santos. O jubileu da Reforma, um marco para o Cristianismo, levou ao Plenário fiéis de várias denominações cristãs, entre eles os batistas, assembleianos, presbiterianos, metodistas, anglicanos, luteranos e católicos.
A iniciativa foi do vereador Adilson Junior (PTB), que pontuou, em seu discurso, alguns aspectos que levaram ao movimento encabeçado pelo monge Martinho Lutero, em 1517. “A pluralidade de denominações é fruto da Reforma. A homenagem de hoje representa o convívio daqueles que professam a mesma fé em Jesus”, destaca o vereador.
O pastor da Igreja Luterana de Santos, Wilhelm Nordmann (pastor Guilherme), recebeu uma placa em nome de toda a comunidade protestante da Baixada Santista. “Valores que temos hoje, como igualdade e direitos, têm suas raízes na Reforma Protestante”, explica.
O padre Valdeci João dos Santos representou o Bispo de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa. Para ele, “é importante esse momento das diferentes denominações sentarem juntas e refletir o que temos em comum. O que nos une é a fé”, finalizou.
Um coral formado com membros de diferentes denominações participou da solenidade, entoando cânticos escritos por Lutero.