São Manoel discute conflitos e busca solução em audiência

Encontro aconteceu na sede da Sociedade de Melhoramentos do Bairro

Compartilhe!

Curtir
 
O direito de ser feliz num bairro com qualidade de vida. Foi dessa forma que uma moradora do São Manoel, Maria Amélia Cipriano,  sintetizou o anseio das 700 famílias que residem na parte urbanizada do bairro, na audiência pública promovida pela Câmara  no último dia 29 de novembro,   na sede da Sociedade de Melhoramentos. Foram discutidas  formas de segurar  a deterioração crescente que vem ocorrendo no bairro  em razão da   invasão do comércio irregular de  oficinas e pátios de veículos pesados e pelo caótico  trânsito e estacionamento de caminhões .
 
Segundo o vereador Benedito Furtado, que conduziu a audiência,  o bairro apresenta vários tipos de conflitos que precisam ser resolvidos com bom senso, mas deixou claro que o São Manoel, que no passado era um agradável bairro residencial,  acabou se transformando na “ Casa da Mãe Joana¨. Por isso conclamou os moradores e reivindicarem às autoridades as ações necessárias.  ¨Insistir, persistir e não desistir¨ , ensinou.  
 
A audiência também serviu para  uma avaliação do andamento das obras de micro-drenagem , alargamento e asfaltamento das ruas do bairro, com previsão de entrega dos serviços em julho de 2012. Apenas duas vias, as principais do bairro,  ganharão alargamento, a Abel Simões e a Mário Gracho Pinheiro Lima, inclusive com construção de  novas guias e calçadas padronizadas. As demais serão apenas pavimentadas com drenagem superficial, e realinhamento de guias em desnível. 
 
A reunião promovida pela CEV que acompanha as reivindicações do São Manoel, sob a presidência do vereador Benedito Furtado, contou com a presença de representantes de vários órgãos públicos, como CET, Secretaria de Finanças ,  Secretaria de Infraestrutura e Edificações , Administração Regional da Zona Noroeste e do vereador Arlindo Barros. Os demais integrantes da CEV não compareceram.
 
Algumas decisões da comunidade, e de membros da diretoria da Sociedade de Melhoramentos do São Manoel, presidida por Edmilson de Almeida Duarte , foram favoráveis a medidas mais duras de fiscalização por parte dos órgãos públicos, mesmo que venham a atingir moradores do bairro.   
 
A falta de fiscalização da CET foi muito criticada, sobretudo à noite, em fins-de-semana e feriados, cabendo à representante do órgão, Patrícia Azevedo, Gerente de Transportes Especiais e Equipamentos Urbanos, levar as queixas e propostas da comunidade ao presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego, Rogério Crantschaninov.   Foi sugerida no encontro a instalação de painéis aéreos na entrada do bairro visando  proibir definitivamente  o  estacionamento  de caminhões vindos de fora.  Os caminhões de motoristas do próprio bairro já somam quase cem, mas pelo menos 300 veículos de fora costumam estacionar ali, provocando inúmeros transtornos.
 
Apesar de existir sinalização vertical em várias ruas, muitas placas de proibição são arrancadas pelos motoristas invasores, que costumam deixar carretas, cavalos mecânicos ou bugs  às vezes nos dois lados da via. Até a rua Abel Simões, recentemente alargada, já está sendo ocupada nos dois lados por grandes carretas e bugs.   A  implantação de mão única em todas as ruas do bairro,  menos nas duas vias principais,  foi outra proposta da reunião que será levada à presidência da CET , assim como  a proposta de  alteração  na regra para concessão de credencial pela CET  aos motoristas residentes no núcleo.
As credenciais serão limitadas -  uma por imóvel – e  não mais por número de veículos de cada morador.  Quem tiver mais que um caminhão, mesmo em nome de outras pessoas, terá que buscar estacionamento fora das ruas residenciais do São Manoel.  
 
A Secretaria de Finanças também já iniciou, nesta semana, a autuação de estabelecimentos irregulares, a maioria oficinas que usam as calçadas para conserto de caminhões ou pátios de estacionamento criados a partir da aquisição de casas antigas. Todos trabalham sem alvará, já que são atividades proibidas em bairro residencial. Ficou claro que mesmo empresas pertencentes a  moradores  antigos, abertas após a legislação de 1998, , que definiu novas regras do  zoneamento da Cidade,   terão que ser encerradas se estiverem irregulares e forem  autuadas pela Sefin. 
 
PAVIMENTAÇÃO
 
As obras de pavimentação iniciada em setembro pela Termaq sob supervisão da Secretaria de Infraestrutura e Edificações  - deverão se estender até julho do próximo ano. Todas as ruas do bairro serão asfaltadas mas apenas duas delas, a Abel Simões e a Mário Gracho Pinheiro Lima em função do alargamento terão as novas  calçadas padronizadas. A rua Mario Gracho será a última a ganhar melhorias porque ainda será necessário a remoção de suas grandes árvores. As informações foram prestadas pelo engenheiro Nilson Barreiro Chefe do Departamento de Obras da Secretaria de Infraestrutura.
 
 Algumas irregularidades constatadas pela população, como derrubada de um muro da Igreja, durante o processo de obras, serão corrigidas, conforme assegurou o Coordenador de Obras, engenheiro Antonio Carlos Bressane. As  rampas de acesso, nas calçadas,   construídas pela Termaq  na direção de bocas-de-lobo não representam problema, segundo o engenheiro Nilson, já que esses equipamentos (bocas-de-lobo)  serão diferenciados,  não oferecendo qualquer risco para a passagem de cadeiras de rodas. 
    
Ainda neste  ano será iniciada a pavimentação da   rua João Carlos de Azevedo Jr. Em 2002  serão pavimentadas , (mas sem alargamento) , as ruas Pedro de Castro Rocha, Feliciano Narciso Bicudo, prof. Lucas Rodrigues Junot, Manoel Carlos Canoilas, Francisco Meira, Michel Issa Kabach e Frei Jesuino. 
 
Já as calçadas dessas vias, se estiverem irregulares, com desníveis e inclinação,   terão que ser  remodeladas futuramente, conforme alertou Furtado,  lembrando que a Prefeitura já tem projeto para padronizar todas as calçadas de Santos.    
 
COMPORTA VAI DEMORAR
Em relação a cheias e inundações que ocorrem no bairro a solução virá a longo prazo. Segundo  Wagner Ramos, chefe do Departamento de Administração Regional da Zona Noroeste,  a concorrência emergencial realizada pela Prefeitura visando o conserto da comporta existente no bairro não apresentou interessados (deserta)  por se tratar de obra pequena, de pouco  interesse para empresas especializadas.  A próxima licitação passará por criterioso estudo de preços de mercado, visando torná-la mais atraente. 
 
Futuramente, quando forem iniciadas as obras previstas pelo programa Santos Novos Tempos, haverá construção de um novo sistema de bombeamento de água que resolverá de vez a questão de enchentes no São Manoel e em outros bairros da Zona Noroeste, explicou Wagner Ramos.
 
Gabinete do Vereador Furtado
Tels.: 3219.2591 / 9103.6557