Santos tem evento de luta contra hepatites

Calendário oficial do município foi iniciado na segunda-feira

Curtir
A Semana de Prevenção contra as Hepatites Virais começou em Santos em cumprimento a lei municipal nº 1990/2001 de autoria do vereador Ademir Pestana (PSDB). A iniciativa, que entrou no calendário oficial do município, visa principalmente, a chamar a atenção da população quanto à necessidade de prevenção. A cidade deu início na última segunda-feira (22/07) a um encontro realizado pelo Grupo Esperança, presidido por Jeová Fragoso, com outras entidades da sociedade civil de apoio aos portadores dessa enfermidade. A semana conta com a participação do médico infectologista e coordenador do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculado ao Ministério da Saúde, Fabio Mesquita, que é santista.

Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial (portador crônico que descobre por acaso a sorologia positiva), até doença fulminante e fatal (mais frequente nas formas agudas). Existem várias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas as causadas por vírus (vírus das hepatite A, B, C, D, E, F, G, citomegalovírus, etc). Em comum, todas as hepatites têm algum grau de destruição das células hepáticas. A maioria das hepatites agudas são assintomáticas ou levam a sintomas incaracterísticos como febre, mal estar, desânimo e dores musculares.

Gabinete Vereador Ademir Pestana (PSDB)
ademir@camarasantos.sp.gov.br 3211.4178