SAMU terá reforço de motolâncias

Objetivo é atender casos de muita urgência

Compartilhe!

1 curtiu
A Prefeitura de Santos já deu sinal verde para a aquisição das motolâncias como forma de reduzir o tempo entre o acionamento da viatura até a chegada ao local do serviço 192 (Samu). A iniciativa é em atendimento a um pedido feito pelo vereador e líder do Goveno na Câmara, Ademir Pestana (PSDB). Requerimento neste sentido foi apresentado em maio deste ano.  Na primeira quinzena de Julho deve ser publicada a licitação pública para a compra dos veículos, acredita o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz.
 
As motolâncias já vêm sendo utilizadas por alguns municípios e são pilotadas por enfermeiros e/ou técnicos de enfermagem com treinamento especial. Carregam equipamentos como desfibrilador automático, medicações e materiais de imobilização para prestar os primeiros socorros aos pacientes.
 
O vereador acredita que a redução do tempo de resposta no atendimento pré-hospitalar do paciente de emergência pode ser o diferencial para salvar uma vida. "O uso das motolâncias é fundamental, tendo em vista a capacidade de mobilidade no trânsito urbano", disse.
Segundo Ademir, o serviço de motolância pode ajudar nos casos de doenças cardiovasculares como ataques cardíacos, infartos ou derrames. Ele explica que todas as chamadas passam pelo sistema regulador que avalia se trarar de urgência ou emergência. "É nessa hora que a motolância entra em ação e chega primeiro para dar o suporte".
 
 
 
Assessoria de Imprensa
Vereador e Líder do Governo
Ademir Pestana (PSDB)