A exemplo de Londres, Las Vegas, Cingapura, Tóquio no Japão e Tianjin na China, as rodas-gigantes são grandes atrações turísticas. Se dependesse da Câmara Municipal de Santos, o Município com certeza já teria uma. Por acreditar que a cidade é um destino turístico ímpar, com diversidade de cenários que se aliam a sua riqueza histórica e cultural, o legislativo aprovou na sessão do dia 23 de novembro, requerimento solicitando para que a Prefeitura faça estudos a fim de viabilizar junto à iniciativa privada uma roda-gigante panorâmica no Parque Roberto Mário Santini, no José Menino, sem ônus para o Município. O pedido se dá desde 2019 por meio de outras proposituras do mesmo autor.
O autor da propositura é o vereador Ademir (PSDB). Ele alega que a cidade está localizada à beira mar, com lindas praias. “É terra de um povo solidário, cordial e receptivo”. Para ele, Santos dispõe de diversas atrações turísticas, entre elas o Aquário Municipal, o segundo equipamento turístico mais visitado no Estado de S. Paulo. Conforme o vereador, tudo isso é motivo de encanto para os turistas e orgulho para os munícipes. “No entanto, é necessário investir mais no turismo”, adverte. Ele não tem dúvida que vê na instalação de uma Roda-Gigante Panorâmica, um excelente atrativo turístico como forma de trazer mais recursos financeiros para o Município.
Curiosidade - O primeiro esboço de uma roda-gigante apareceu em 1620 em Plovdiv, na Bulgária, mas a ideia só ganhou o mundo e se concretizou em 1893, graças a George Washington Gale Ferris Jr. Ele construiu o brinquedo em Chicago nos Estados Unidos para uma feira em homenagem a Cristóvão Colombo. Depois disso, o mundo todo se encantou com o passeio que oferece belas vistas panorâmicas e um friozinho gostoso na barriga.