Região apresenta reivindicações

Hospital veterinário é uma das demandas

Compartilhe!

2 curtiram
Foi realizada em Praia Grande na terça-feira (15), no salão do Lions Clube Ocian, audiência pública promovida pela Frente Parlamentar Regional para Proteção e Bem Estar Animal. O evento teve a participação de cerca de 150 pessoas, entre autoridades, pessoas interessadas e entidades organizadas que atuam na área de proteção e bem estar animal.

Foram elencadas oito reivindicações dos vereadores da região, entre as quais a necessidade de o Governo Estadual elaborar um código estadual para a proteção e o bem estar animal, reservar para a Baixada Santista e Vale do Ribeiro quatro unidades Castramóvel equipadas e tripuladas com equipes completas, e estímulo às prefeituras a criar estruturas voltadas ao bem estar animal, tais como coordenadorias ou departamentos.

Também foi solicitada ao secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, a instalação de um Hospital Veterinário Metropolitano.

Os participantes da audiência  puderam registrar uma boa notícia, o prefeito da Praia Grande, Alberto Mourão (PSDB), anunciou que até fevereiro do próximo ano irá colocar em funcionamento quatro contêineres móveis com profissionais médicos veterinários e equipamentos para realização de consultas e cirurgias de castração de animais domésticos em bairros periféricos.

Um trabalho de conscientização junto à população sobre a posse responsável e cuidados preventivos de saúde aos animais domésticos também fará parte das ações rotineiras por meio dos contêineres em Praia Grande.

“Tratar preventivamente os animais, com vacinação e outros cuidados, evita gastos maiores no futuro”, disse o prefeito Mourão.

A maioria dos municípios da Baixada Santista, como Praia Grande, não possui serviços municipais suficientes para atender a demanda de animais abandonados ou de famílias de baixa renda. Por essa razão, vereadores das diferentes câmaras da região criaram a Frente Parlamentar, que visa um trabalho conjunto metropolitano na tentativa de se implantar políticas públicas com envolvimento dos prefeitos e de recursos estaduais e federais hoje inexistentes.

O representante de Praia Grande nessa frente é o vereador Cadu Barbosa (PTB). Na ocasião ele fez um resumo do trabalho que realiza na cidade em relação aos animais. Já a representante do Centro de Controle de Zoonoses de Praia Grande, Maria Fernanda, traçou um quadro desanimador. A seção tem que dividir os recursos existentes com o controle de zoonoses, faltando estrutura e profissionais para atender a demanda de animais domésticos.

O vereador Benedito Furtado (PSB), além da exposição em datashow dos serviços existentes em Santos, resultado de um trabalho que é desenvolvido há mais de dez anos em prol dos animais, também fez um resumo de algumas ações já realizadas pela Frente Parlamentar, criada no mês de agosto.

Um documento com reivindicações ara o Estado foi entregue ao secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas

Na oportunidade, foi entregue ao Prefeito Mourão documento elaborado pela Frente Parlamentar e, que também será entregue aos outros Prefeitos das cidades que compõem a Frente, solicitando que encaminhe projeto ao Fundo de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista, objetivando a aquisição de ônibus Castramóvel, equipado e tripulado (com equipe completa, como médicos, auxiliares, tratadores, etc), lembrando que Praia Grande, com cerca de 260 mil habitantes possui, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, pelo menos 37.200 cães e gatos, ou se for utilizado índice estatístico do Estado de S. Paulo teria 65.100 cães.

Furtado conclamou ainda as entidades organizadas a trabalharem de forma harmoniosa. “O importante é o que nos une e não o que nos separa”.

Além de Furtado (Santos) e Cadu (Praia Grande), participaram da audiência outros três membros da Frente Parlamentar, Renato Donato (PSB-Mongaguá), Paulinho Alfaiate (PSB-São Vicente) e Mari Laila (PMDB-Peruíbe), os vereadores da Praia Grande, Romulo Brasil (PRTB) e Betinho (PMDB) e o secretário de urbanismo, Arnaldo Amaral.

Assessoria do vereador Benedito Furtado
Membro da Coordenação da Frente Parlamentar Regional de Proteção e Bem-Estar Animal
(13) 7811.2117 3219.2591 3211.4205