Projeto quer estimular cooperativas de recicláveis

Reaproveitamento de resíduos gera emprego e renda

O vereador Adilson Junior (PT) apresentou projeto de lei que dispõe sobre o programa de incubação, instalação e fomento às cooperativas ou associações de trabalhadores em recicláveis. A proposta também trata da doação de material reciclável de resíduo.

Estudos apontam que nas cidades metade dos resíduos gerados é material passível de reciclagem por meio da coleta seletiva. O efetivo reaproveitamento pela indústria não propicia somente a geração de emprego e renda, mas também prolonga o tempo de vida útil dos aterros e das matérias primas findáveis.

A promoção e a valorização social, e a possibilidade de emprego e renda para as populações que estão envolvidas na coleta representam grande ganho. Resgate da cidadania e melhoria da qualidade de vida são outros benefícios.

Assessoria do vereador Adilson Junior