Projeto de Lei sobre a história de Chaguinhas é aprovado na Câmara

Curtir
A Câmara de Santos aprovou, na última quinta-feira (4), o projeto de lei que acrescenta no calendário oficial da cidade a "Semana Chaguinhas", a ser comemorada na última semana de junho.

Agora, o projeto vai para a sanção do prefeito.

Herói santista

Francisco José das Chagas, mais conhecido como Chaguinhas, foi homem negro, Cabo do Primeiro Batalhão de Santos, no período do Império português.

Chaguinhas foi enforcado no ano de 1821, após participar de uma revolta que reivindicava salários atrasados e igualdade de valores no pagamento para os militares brasileiros e portugueses.

Sua condenação chocou a cidade de Santos. A forca foi erguida no atual Largo da Liberdade, em São Paulo. No dia 20 de setembro de 1821, houve a execução. Chaguinhas resistiu à forca três vezes, mas foi morto a pauladas.

Chaguinhas é cultuado até hoje na Capela dos Aflitos, que fica ao final da Rua dos Aflitos, na Liberdade, capital paulista. Na pequena capela há a cela onde Chaguinhas ficou preso. Ali, devotos costumam escrever seus pedidos, colocar na porta e bater três vezes.

A sua história também serve de inspiração para um novo processo de reconhecimento do bairro da Liberdade como importante território e marco da história dos negros na cidade de São Paulo.

"Precisamos, também, ressaltar essa história na nossa cidade de Santos e a identidade do povo negro", afirma o vereador Chico Nogueira (PT), autor do projeto.

Álbum de Fotos