Programa Mulher Santista qualifica mão-de-obra feminina

Projeto prioriza desempregadas

Curtir
A capacitação e o aperfeiçoamento profissional são uma das principais ferramentas para ampliar as chances de trabalho e a independência financeira de mulheres desempregadas ou em situação precária no mercado.

Pensando neste impulso, que muitas responsáveis pelo sustento da família precisam para crescer pessoal e profissionalmente, o vereador Adilson Junior (PTB) apresentou o projeto de lei que autoriza a implantação do Programa Mulher Santista. A iniciativa é um conjunto de medidas que têm como objetivo qualificar a mão-de-obra e diminuir a vulnerabilidade econômica feminina na cidade.

Segundo dados do IBGE, as mulheres são referência financeira em 39,7% das residências e responsáveis pelo sustento da casa em 25% das famílias pobres no país. "Apesar dessa realidade, muito comum principalmente nas áreas de periferia de Santos, as mulheres recebem, em média, R$ 530,00 a menos que os homens. O Programa Mulher Santista foi criado para combater essa desigualdade, ampliando as opções de crescimento profissional e as oportunidades de colocação das mulheres no mercado de trabalho", explicou Adilson Junior.

O projeto, que passará ainda por comissões na Câmara, a autoriza a Prefeitura a criar o programa. Sua implantação e execução ficarão por conta das seguintes secretarias:

Desenvolvimento Econômico - vai proporcionar políticas públicas para qualificação profissional e inclusão digital, além de oferecer cursos por meio de parcerias para facilitar o acesso de moradores de bairros de maior vulnerabilidade social;

Relações Institucionais e Cidadania – incentivará a autonomia financeira das mulheres através do empreendedorismo e cooperativismo;
Assistência Social – vai cuidar da implantação de programas, projetos e ações de integração ao mundo do trabalho.
Além de cooperar entre si, as secretarias poderão celebrar convênios com universidades, empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais e o sistema S (Sesc, Sesi, Senai, Senat, Sebrae e Senac).

"Para organizar a demanda e direcionar as oportunidades, será criado um banco de dados com o cadastro de todas as interessadas. A ideia também é fazer com que as oportunidades sejam conhecidas por nossas trabalhadoras, por meio de parceria com a imprensa local e a divulgação constante das ofertas de emprego e cursos em conjunto com o Sistema Nacional de Empregos (SINE)", finalizou Adilson Junior.

Vereador Adilson Junior (PTB)