Prêmio Anna Nery 2022 marca Homenagem à Enfermagem

A Câmara homenageou 36 profissionais de enfermagem durante solenidade para a entrega do Ato de Outorga Prêmio Anna Nery 2022. O evento contou com a participação do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), presidido por Elaine Aparecida Leoni. A sessão solene aconteceu no Plenário Dr. Oswaldo De Rosis.

A outorga é uma tradição do (SEESP) com o objetivo de homenagear e reconhecer os profissionais de enfermagem que se destacaram em seus locais de trabalho. Este ano, foram escolhidos aqueles que fizeram a diferença durante a pandemia da Covid-19. Segundo o (SEESP) a enfermagem representa cerca de 70% dos trabalhadores da saúde com 2 milhões e 600 mil profissionais em todo o País, sendo a base do atendimento de saúde.

O ato solene foi proposto pelo vereador Ademir Pestana (PSDB), que presidiu o evento pelo terceiro ano e fez o discurso de saudação. Foi homenageada a enfermeira Olímpia de Araújo, brasileira que participou da Segunda Guerra Mundial. Nas mãos da personagem, uma lamparina, símbolo da enfermagem.

O vereador disse sentir-se honrado em participar deste momento mais uma vez. “Conheço bem a rotina incansável desses profissionais”, disse. Devido ao período pandêmico 2020/2021 não foi possível realizar solenidades.

Prêmio Ana Nery - Ana Néri (1814-1880) foi a pioneira da enfermagem no Brasil. Prestou serviços voluntários nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai. Nasceu em Vila da Cachoeira do Paraguaçu, Bahia, no dia 13 de dezembro de 1814. Casou-se aos 23 anos e ficou viúva com 29 anos. Ela criou sozinha três filhos. Dois tornaram-se médicos e um militar.

Álbum de Fotos