Prefeitura sanciona lei das cargas vivas

Lei complementar é de autoria de Benedito Furtado

Mais uma vitória para a causa animal em Santos. Na manhã desta quarta-feira (18/04), no salão nobre do Paço Municipal, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa sancionou a Lei Complementar nº 996, de 18 de abril de 2018, que proíbe o transporte de  cargas vivas nas áreas urbanas e de expansão urbana da Cidade.

De autoria do vereador Benedito Furtado, também presidente da Frente Parlamentar Regional do Bem-Estar Animal, o projeto de lei já havia sido aprovado no mês passado pela Câmara Municipal. Animais domésticos e  de uso terapêutico não estão incluídos na legislação, assim, táxi dogs e outros veículos continuam sendo autorizados a transportar animais de estimação.

De acordo com o prefeito, a força-tarefa criada no início do ano, para combater este tipo de embarque, será mantida para fazer a fiscalização da lei e será composta por representantes das secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos, CET-Santos e Guarda Municipal. "Haverá um momento em que a vida será respeitada em toda a sua extensão. A sanção é o primeiro passo para essa luta mundial", afirma Furtado.

"Hoje é um dia que marca a história de Santos e do Brasil. Temos contato com pessoas de vários países que aguardam essa sanção, que servirá de referência", definiu  a presidente da ONG Defesa à Vida Animal, Marília Azevedo Moreira, que falou em nome das entidades de proteção à vida animal.

Estiveram presentes os deputados estaduais Feliciano Filho e Paulo Correa Junior; o vice-prefeito Sandoval Soares; o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório; o presidente da Câmara, Adilson Júnior, os vereadores Rui de Rosis, Adriano Catapreta, Geonísio Aguiar, Zequinha Teixeira, Manoel Constantino, e a presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa da Vida Animal, Denise Rosas Augusto, Dafne Jaune, da Vox Vegan, representantes da Ong Veddas, Moviemento Amor Sem Fornteiras, Ong Viva Bicho, Mapan.

Assessoria parlamentar: Daniel Nakajima - 99785-4904

Tel: 3211-4173 / imprensafurtado@gmail.com