Possíveis erros e descasos médicos

Audiência Pública avalia questões

Curtir

A Câmara de Santos realiza hoje, às 19horas, audiência pública para avaliar e discutir possíveis erros e descasos médicos ocorridos nos últimos meses no Município.

A audiência foi marcada pelo vereador Adilson Junior (PT), após ser procurado em seu gabinete por familiares de vítimas que vieram a óbito depois de receberem assistência médica.

“No início tínhamos dois casos de jovens que morreram nessas ciscunstâncias, mas outros casos também chegaram ao Legislativo e vimos que o problema aflige muitas famílias. Elas estão inconformadas “, diz Adilson Junior.

“A audiência será uma oportunidade de manter vivas as histórias de jovens que foram procurar atendimento e morreram “, ressalta Adilson Junior.

Os dois casos mais emblemáticos são os de Danilo Queiroz, morto aos 29 anos em fevereiro no Hospital Frei Galvão, e Edilma Andrade Chagas, que veio a óbito no mês de março no Hospital Ana Costa.

Danilo procurou o Frei Galvão no dia 14 de fevereiro às 9 horas e foi dispensado para retornar ao seu domicílio após prescrição de remédios para as fortes dores abdominais que sentia. O problema se agravou na madrugada do dia 15, quando o diagnóstico de apendicite foi dado.

A operação só ocorreu, no entanto, segundo seus familiares, na noite do dia 17, mais de três dias ou 81 horas depois de procurar socorro médico. Mas era tarde e os órgãos de Danilo estavam comprometidos por uma apendicite aguda que se alastrou para outros órgãos. Danilo morreu no dia 18 de fevereiro.

Edilma Chagas morreu depois de 15 dias internada no Ana Costa. Ela deu entrada na unidade no dia 27 de fevereiro para uma operação na coluna cervical. Após 17 horas na UTI, ela foi transferida para a Enfermaria. No dia 28, se queixou de dificuldades para respirar. Segundo a sua família, ela chegou a ser examinada duas vezes por uma médica plantonista. Edilma teve uma parada cardíaca e foi reanimada depois de 20 minutos, o que a levou a um estado vegetativo até a morte, dia 13 de março.

CONTATOS:

Adilson Junior – (13) 9758-0076