Pavimentação da estrada de Monte Cabrão terá início este mês

Informação foi dada durante audiência pública

As obras de pavimentação da estrada que dá acesso ao bairro de Monte Cabrão terão início este mês. O anúncio foi feito pelo chefe do Departmento de Infraestrutura (Deinfra) da Secretaria de Infraestrutura, Paulo Edgard Fiamenghi, durante audiência pública promovida pelo vereador Benedito Furtado (PSB), no último dia 7 de março, na Unidade Municipal de Ensino de Monte Cabrão, na Área Continental de Santos, que debateu problemas ligados à saúde, transporte e infraestrutura.

O anúncio aliviou um pouco os ânimos da comunidade, já que um pouco antes das eleições municipais, em setembro de 2016, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa esteve reunido com as lideranças da Área Continental, no Paço Municipal, e prometeu que a obra estaria concluída em dois meses, ou seja, até o fim de 2016, o que acabou não ocorrendo.

Fiamenghi explicou que a pavimentação da estrada não pôde ser realizada no ano passado, pois, não houve o repasse do convênio firmado com o Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas), no valor de R$ 800 mil. "Não estava presente quando o compromisso foi firmado pelo prefeito. Não estou aqui para defender o vereador, nem o chefe do Executivo, estou aqui para trazer as informações como engenheiro, minha formação. E digo aos senhores que a obra será realizada em duas etapas. Esse serviço (primeira etapa) será executado no mês de março até abril, em um prazo de 20 dias, onde recapearemos o trecho que vai da Igreja até o campo de futebol (valor aproximado em R$ 200mil)", afirmou.

Posteriormente, o chefe do Deinfra disse que a Prefeitura irá correr atrás do restante dos recursos (valor aproximado em R$ 600 mil) para finalizar a segunda etapa, que seria o recapeamento do trecho liga o bairro à Rodovia Rio-Santos.

Outro assunto debatido foi a questão da infraestrutura da policlínica de Monte Cabrão. Presente na audiência, o secretário-adjunto de Saúde, Valter Makoto, reforçou o anúncio feito pelo secretário de Saúde, Fábio Ferraz, na semana passada, de que irá "uniformizar a informatização da saúde". De acordo com o secretário-adjunto, a falta de computadores nas policlínicas tem trazido diversos problemas de agendamento. A informação foi dada após questionamentos dos munícipes presentes sobre a melhora na infraestrutura da policlínica de Monte Cabrão, que conta apenas com um computador e um deficitário sinal de internet.

Em relação ao transporte, a população do bairro está revoltada com a nova empresa que venceu a licitação pública, BR Mobilidade, do grupo Piracicabana. De acordo com os moradores, a nova empresa utiliza microonibus, ao invés dos ônibus convencionais, e não dispõe de ar-condicionado nos veículos.

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), responsável pelo transporte intermunicipal, não enviou nenhum representante. Coube a gerente de Transportes Públicos da CET, Dalvaní Pereira da Silva, anotar e levar as reivindicações da comunidade para a empresa responsável. A audiência contou ainda com a participação do vereador de Praia Grande, Cadu Barbosa (PTB).

Assessoria parlamentar – Daniel Nakajima
Contato: 3211-4173 / imprensafurtado@gmail.com