Pagamento só com cartão preocupa usuários do transporte

Vereador propõe discutir legalidade do ato na Câmara

A decisão anunciada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa sobre a forma única de cobrança no transporte público por meio de cartão, ainda causa dúvida na população e intriga o vereador Ademir Pestana (PSDB). É que o parlamentar quando atuou no legislativo no período de 2002 à 2008 foi um dos que lutou pela volta dos cobradores. A iniciativa mereceu um projeto de lei que embora tenha sido rejeitado pelo prefeito à época, ganhou o apoio dos pares da Casa.

No dia 04 de fevereiro, primeira sessão do ano, o vereador quer propor a instalação de um dispositivo nos coletivos para que o usuário tenha a opção de pagar a passagem também em dinheiro. Outra sugestão é que os ônibus disponham da figura do assessor de bordo. “A intensão é dar suporte aos usuários, especialmente os cadeirantes e idosos”, justifica. Quer propor ainda a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para discutir de forma ampla sobre a decisão do Executivo.

Na Câmara, Ademir Pestana chegou a pedir que a Prefeitura revogasse o Decreto 3.981/2002 que autorizou a retirada dos cobradores de ônibus. Por iniciativa dele também foram colhidas mais de 60 mil assinaturas em apoio à causa, além de convocar um plebiscito para decidir a volta dos cobradores. Além de trabalhar pela garantia do direito do emprego, Pestana propôs noLegislativo a venda de jornais e água dentro dos coletivos durante o percurso à exemplo de algumas cidades do nordeste. “Os assessores de bordo se encarregariam disso”, afirmou.

O vereador que é da base do governo diz que não pretende jogar areia na decisão já tomada pelo prefeito. Até porque, segundo Pestana, o prefeito já demostrou o interesse em melhorar o transporte público, propondo mais conforto e qualidade no serviço e se empenhando em inovar. No entanto, diz ser papel do legislador discutir a legalidade do ato, uma vez que rejeitar o pagamento em dinheiro fere a Constituição.

Ademir Pestana que preside a Comissão Permanente de Fiscalização na Câmara, deseja que o poder público, a Piracicabana e os usuários do transporte busquem alternativas. “Precisamos levar em conta também o transporte intermunicipal. Como ficará? Então façamos uma audiência pública”, ressaltou.

Assessoria de Imprensa do vereador Ademir Pestana
Telefone: 3211.4178