Pacientes de outros municípios ficam sem refeições

Portaria do SUS garante verba para alimentação

Curtir

Cidadãos oriundos de outros municípios que procuram tratamento em Santos para determinadas especialidades de média ou alta complexidade ficam, muitas vezes, sem alimentação adequada durante todo o dia, mesmo com encaminhamento previsto pela  Portaria nº 55, do Ministério da Saúde. A regra dá  garantias para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em situações específicas, inclusive verba para  alimentação.

A questão está preocupando o vereador Benedito Furtado (PSB)  que já apresentou requerimento na Câmara solicitando informações ao prefeito. O parlamentar quer saber se os atendidos na rede estão recebendo o auxílio alimentação por parte dos municípios de origem. A verificação deve ser feita pelo setor de Assistência Social da área da Saúde, razão pela qual Furtado questiona se está ocorrendo esse  acompanhamento pelos profissionais.

Segundo argumenta o vereador, como os gastos com  alimentação de pacientes vindos de fora cabem ao  município de origem, pressupõe-se  que o  responsável pelo transporte desses pacientes  deva trazer  verbas que garantam a compra de alimentos para ele e, se for o caso, para seu acompanhante. Esse direito, na prática não está sendo respeitado segundo denúncias que chegaram ao gabinete de Furtado.

Assessoria do vereador Benedito Furtado
(13) 3219-2591 / 3219-3850 / 3211-4212