Exemplo de Cookies

Pacientes de outros municípios ficam sem refeições

Portaria do SUS garante verba para alimentação

Compartilhe!

2 curtiram

Cidadãos oriundos de outros municípios que procuram tratamento em Santos para determinadas especialidades de média ou alta complexidade ficam, muitas vezes, sem alimentação adequada durante todo o dia, mesmo com encaminhamento previsto pela  Portaria nº 55, do Ministério da Saúde. A regra dá  garantias para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em situações específicas, inclusive verba para  alimentação.

A questão está preocupando o vereador Benedito Furtado (PSB)  que já apresentou requerimento na Câmara solicitando informações ao prefeito. O parlamentar quer saber se os atendidos na rede estão recebendo o auxílio alimentação por parte dos municípios de origem. A verificação deve ser feita pelo setor de Assistência Social da área da Saúde, razão pela qual Furtado questiona se está ocorrendo esse  acompanhamento pelos profissionais.

Segundo argumenta o vereador, como os gastos com  alimentação de pacientes vindos de fora cabem ao  município de origem, pressupõe-se  que o  responsável pelo transporte desses pacientes  deva trazer  verbas que garantam a compra de alimentos para ele e, se for o caso, para seu acompanhante. Esse direito, na prática não está sendo respeitado segundo denúncias que chegaram ao gabinete de Furtado.

Assessoria do vereador Benedito Furtado
(13) 3219-2591 / 3219-3850 / 3211-4212
www.beneditofurtado.com.br
www.facebook.com/vereadorbeneditofurtado
gabinete@beneditofurtado.com.br